No ano passado, António Malato foi diagnosticado com cancro. O apresentador da RTP viria a revelar publicamente a luta do pai no início deste ano e, desde então, tem relatado o difícil e doloroso processo dos tratamentos oncológicos. Só que, há cerca de duas semanas, a motivação e a energia da família Malato deu lugar ao pessimismo. O estado de saúde do pai do apresentador tem vindo a deteriorar-se, algo que Malato tem relatado quase diariamente nas redes sociais.
Este sábado, Malato revelou que decidiu transferir o pai da Fundação Champalimaud para um hospital civil. E é nesse mesmo texto que deixa antever que pouco mais há a fazer a não ser apaziguar o sofrimento do pai.
«O meu pai libertou-se, finalmente, do jugo pseudo misericordioso dos beatos (im)piedosos do Champalimaud de Calcutá. Está acabar os seus dias num hospital civil. É um homem. Sem pretensões a mártir. A medicina não pode ser escrava de nenhuma fé!», escreveu.
Nos últimos dias, o apresentador já tinha deixado algumas críticas mais ou menos veladas ao acompanhamento médico que o pai estava a receber, bem como várias reflexões sobre a morte medicamente assistida.
LEIA MAIS: Malato: estado de saúde do pai piorou
Fotos: DR