Jovens atores arrasam Cristina Ferreira por contratar filha de Maria Cerqueira Gomes

Cristina Ferreira escolheu a filha de Maria Cerqueira Gomes, Francisca Gomes, para protagonizar a próxima novela da TVI. A contratação mereceu várias críticas por parte de jovens atores.

20 Fev 2021 | 12:30
-A +A

A notícia é dada pela TV 7 Dias na edição em banca: a filha de Maria Cerqueira Gomes, Francisca Cerqueira Gomes, de 18 anos, foi contratada pela TVI para ser protagonista da próxima novela da estação. A escolha de Cristina Ferreira está a gerar uma enorme onda de indignação entre jovens atores, que apontam o dedo à Diretora de Entretenimento e Ficção do canal de Queluz de Baixo por ter optado por uma modelo, com milhares de seguidores no Instagram, ao invés de alguém com formação em representação.

Gonçalo Ícaro, de 23 anos, apresenta-se como ator e músico, com “seis anos de formação em teatro”, e é o rosto do depoimento que tem tido mais impacto nas redes sociais. À data da publicação deste artigo, o vídeo do jovem já tinha somado mais de 120 mil visualizações e mil comentários no Instagram.

“Venho por este meio fazer um vídeo que não queria fazer. Venho por este meio fazer um vídeo que me leva a acreditar que nunca vou conseguir”, começa por dizer, dirigindo-se à diretora da TVI: “Porque, Cristina, tu deste oportunidade a uma miúda com 18 anos (…). Esta miúda, por ser filha de quem é, de uma apresentadora da TVI, de repente tem direito a um casting que não chega a toda a gente e é-lhe dada de bandeja uma oportunidade com que muitos sonham. Muitos sonham com isto!”

O jovem continua falando diretamente para Cristina Ferreira: “Cristina, tu vens do bairro. Portugal ama-te porque tu chegaste, singraste, venceste. Eu sou do bairro. Se quiseres, venho lembrar-te os Ronaldos que estão a jogar descalços na rua, felizes, porque vão vivendo o sonho aos poucos. E é isto que é bonito nesta profissão. É irmos vivendo o sonho, é irmos conseguindo, não é entregar-nos as coisas de bandeja. Sabes porquê? Porque as pessoas, no futuro, não vão sentir a importância do feito delas.”

 

“Não deixem de sonhar. Vamos tentar não parar de sonhar”

 

Falando em nome de uma “classe que nunca conseguiu nada, licenciados que não têm castings nem oportunidades”, Gonçalo Ícaro destaca que muitos deles estão “mal, aborrecidos e irritados com tudo o que se passa, por não conseguirem trabalhar”. “E têm de ler certas coisas como ‘filha da apresentadora X, Y ou Z da TVI, com 55 mil seguidores, consegue um lugar numa novela”, critica.

“Sendo assim, Cristina, eu já percebi onde queres chegar. Portanto, convido-te a seguir a minha página. A ti e a toda a gente que vir este vídeo e partilhar: sigam-me. Sigam-me que é para eu conseguir angariar uns seguidores e, assim, vou a um casting com alguma fé de conseguir realmente fazer algo”, prossegue.

“Mas está tudo bem…”, ironiza ainda, dirigindo umas últimas palavras à filha de Maria Cerqueira Gomes: “Francisca, que te corra tudo bem. Um forte beijinho, porque amor gera amor e eu quero que toda a gente consiga. Mas esta não é a melhor forma… Ok? E eu não sou um crítico, mas não estou a gostar do que estou a ver. Eu e muitos.”

Gonçalo Ícaro deixa uma mensagem final a todos os jovens atores que, como ele, continuam na luta: “Não deixem de sonhar. Vamos tentar não parar de sonhar.”

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Gonçalo Ícaro (@goncalo_icaro)

 

Filha de Susana Arrais também critica escolha de Cristina Ferreira

 

O testemunho de Gonçalo Ícaro é apenas um dos muitos que têm surgido, nas últimas horas, nas redes sociais, desde que a contratação de Francisca Cerqueira Gomes pela TVI foi notícia. Maria Arrais, filha de Susana Arrais e também ela atriz, também veio a público falar, ainda que indiretamente, sobre o assunto.

“Tenho medo por mim, pelo meus amigos, pelos meus colegas, pelos atores, profissionais, por todos os estudantes de teatro, por todos os que aspiram a ser atores, pela cultura, pela arte, pelo futuro, tenho medo. Tantos bons atores, tantas pessoas com formação, tantas pessoas empenhadas, tantos corações com vontade, tantos olhos com medo”, escreve a jovem, ela que, na estação de Queluz de Baixo, já integrou os elencos das novelas “A Única Mulher” e “Prisioneira”. Na SIC, fez “Espelho d’Água”.

“Porque trabalhamos para isto e no fim importa mais uma cara bonita e seguidores no Instagram”, critica, acrescentando: “Eu quero ser atriz e quero que o meu talento, esforço e trabalho sejam valorizados acima da minha beleza e das minhas redes sociais, ou de onde venho, ou de quem sou filha, ou de quantos resultados de pesquisa aparecem no Google. Ou então não vale a pena”

João Jonas, Maria Romana e Mariana Lameirão, todos eles jovens atores, também já partilharam os seus manifestos nas redes sociais.

 

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Romana (@mariaa_romana)

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por MIMI 🤠 (@mimislameirao)

 

Realizador envia “abraço enorme de solidariedade” a jovens atores

 

Vicente Alves do Ó, conhecido cineasta português, que realizou filmes como “Florbela”, “Al Berto” e “Golpe de Sol”, recorreu às redes sociais para comentar a notícia da contratação da filha de Maria Cerqueira Gomes para a próxima novela da TVI.

“Depois de ler esta e outras notícias e histórias que pululam por aí, deixo aqui um abraço enorme de solidariedade a todos os alunos das escolas de representação do país e a muitos atores e atrizes da nossa praça que aguardam aquele casting, aquela oportunidade, aquela resposta do email…”, escreveu.

 

Texto: Dúlio Silva; Fotos: reprodução redes sociais

PUB
Top