Judite Sousa regressa à TVI: “Emissão inovadora” em “novo estúdio” promete agarrar todos

Judite Sousa é um dos rostos da operação levada a cabo pela TVI e a CNN Portugal no dia das eleições legislativas. A emissão especial será “completamente diferente de tudo o que já foi feito”.

26 Jan 2022 | 8:13
-A +A

Judite Sousa está de regresso à antena da TVI. No próximo domingo, dia para o qual estão marcadas as eleições legislativas em Portugal, a jornalista estará aos comandos da grande operação informativa que está a ser preparada pela estação de Queluz de Baixo e pela CNN Portugal.

Além de Judite Sousa, compõem a equipa de pivôs desta emissão especial José Alberto Carvalho, Pedro Mourinho, Pedro Benevides, Sara Pinto e João Póvoa Marinheiro. Júlio Magalhães junta-se à equipa a partir da sede de campanha do PS, enquanto Carla Moita estará na do PSD.

A operação será realizada num “novo estúdio, criado especificamente para acompanhar a noite eleitoral”, explicam os canais em comunicado. “O espaço informativo conjuga a inovação com a adoção de novas soluções tecnológicas, permitindo que as notícias sejam transmitidas num formato verdadeiramente diferenciador e com real impacto nos espectadores, a quem vão proporcionar uma experiência televisiva única”, referem a TVI e a CNN Portugal, acrescentando: “Com um conceito multifuncional, a apresentação de conteúdos e os ambientes cenográficos são suportados por tecnologia LED de última geração, incluindo ainda ecrãs videowall e monitores de formato especial.”

 

2022, o ano da chegada da mítica Magic Wall a Portugal

 

Neste “estúdio moderno e tecnologicamente avançado, onde a informação que marca o apuramento dos resultados eleitorais é apresentada de uma forma excecional e intuitiva, com um elevado nível de qualidade”, saltará à vista a versão portuguesa da Magic Wall. Mas o que é a Magic Wall?

“A Magic Wall apareceu, pela primeira vez, nos ecrãs da CNN americana em 2008, pelas mãos do apresentador John King, e transformou-se numa marca das noites eleitorais nos Estados Unidos da América. Foi, nos últimos 14 anos, um dos segmentos mais importantes e populares da cobertura eleitoral” da CNN, destacam as estações na mesma missiva.

Pela primeira vez a ser usada em Portugal, a Magic Wall traduz-se num “ecrã tátil gigante, que garante o acesso ao melhor que se produz no mundo, em termos de divulgação e interpretação de dados eleitorais. (…) Com a sua ajuda, é possível apresentar várias perspetivas sobre o voto, projetar os resultados finais, enquanto o apuramento está em curso, e mostrar, em tempo real, quem está mais bem posicionado para formar governo.”

“O projeto foi concretizado com os principais responsáveis pelas noites eleitorais da CNN americana, que se deslocaram a Portugal para desenhar esta experiência inovadora com as direções de Informação da TVI e da CNN Portugal e com a Direção Criativa da Media Capital. A Magic Wall opera com base em milhares de dados, provenientes de variadas fontes de informação, trabalhados, em tempo real, para mostrar informação nova, surpreendente e que prende os espectadores ao ecrã”, prometem os canais.

Pedro Benevides, subdiretor de Informação da TVI, será o responsável pela Magic Wall.

 

Simultâneo TVI e CNN Portugal arranca às 20 horas

 

Garantindo “uma cobertura única, acionando os meios tecnológicos mais avançados, postos ao serviço de uma nova experiência de informação”, a TVI e a CNN Portugal falam mesmo na abertura de “um novo capítulo na cobertura das noites eleitorais no país”. “As potencialidades, em tempo real, são múltiplas: desde consultar mapas interativos a cruzar dados, simular maiorias, antecipar cenários de governação e encontrar novas histórias para contar em direto”, particularizam. Está também assegurada “a diferença na abordagem aos conteúdos noticiosos”.

A emissão especial conduzida por Judite Sousa e José Alberto Carvalho, entre outros principais rostos da TVI e da CNN Portugal, tem arranque marcado para as 20 horas, com “a divulgação das projeções de boca de urna, atualizadas ao longo da noite.”

O diretor-geral da CNN Portugal, Nuno Santos, sublinha que a operação que está a ser preparada levará aos portugueses “uma nova forma de acompanhar a noite eleitoral”. Afinando pelo mesmo diapasão, o diretor de Informação da TVI, Anselmo Crespo, garante “uma noite eleitoral única, completamente diferente de tudo o que já foi feito em Portugal”: “Os telespetadores podem contar com uma emissão inovadora e com valor acrescentado.”

 

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Divulgação TVI/CNN Portugal
PUB