Júlia Pinheiro aproveitou o bom tempo para dar um passeio de bicicleta nas ruas de Lisboa na manhã deste sábado. A apresentadora da SIC registou o momento para as redes sociais, mas houve um pormenor que não escapou aos olhares dos mais atentos.
A comunicadora publicou a imagem no Instagram. “Manhã de sábado. Em duas rodas e feliz, por a minha cidade ter tantas ciclovias. Cada vez gosto mais de andar de bicicleta”, escreveu na legenda, elogiando as condições que a capital oferece. Porém, acabou por receber algumas chamadas de atenção.
Por um lado, houve quem aplaudisse a apresentadora por um ser um bom exemplo. Por outro, houve quem a criticasse por não estar, alegadamente, a usar capacete: “E o capacete? É perigosa a falta do capacete” e “Cometeu um erro crasso… Então, e o capacete?” são comentários que servem de exemplo.
Não se sabe, contudo, se Júlia Pinheiro andou ou não de bicicleta sem capacete. Até ao momento, a apresentadora não se pronunciou.
De salientar que, segundo o Código da Estrada, o capacete é recomendado para todos os ciclistas mas é apenas obrigatório para quem conduzir um velocípede com motor. Deve-se proteger a cabeça, usando um capacete devidamente ajustado e apertado. Em caso de incumprimento, a coima varia entre os 60 e os 300 euros.
Os condutores e passageiros de velocípedes com motor também não podem andar nos passeios quando lhes apetece, exceto crianças com menos de dez anos.