Júlio Isidro mantém-se PRESIDENTE DO JÚRI do Festival da Canção. Eis os outros jurados

Ao consagrado rosto da televisão pública, juntam-se, na edição deste ano do certame de música, seis novos nomes, todos eles ligados à música. O de Isaura, que compôs O Jardim, é um deles.

14 Fev 2019 | 21:05
-A +A

A dois dias da primeira semifinal da 53.ª edição do Festival RTP da Canção, a estação pública anunciou os elementos do júri do histórico certame de música. Júlio Isidro, o presidente do júri no concurso do ano passado, mantém o mesmo título.

Conheça os jurados na galeria

Ao consagrado apresentador, juntam-se seis nomes novos nestas funções. São eles Isaura (a compositora de O Jardim, o tema que representou Portugal, no ano passado, no primeiro Festival Eurovisão da Canção realizado em solo português), Álvaro Costa (radialista, DJ e apresentador), Selma Uamusse (cantora), Pedro Penim (encenador, ator e moderador das conferências de imprensa, ao lado de Pedro Granger, na edição de 2018 do Eurofestival), Maria João (cantora) e Rita Redshoes (cantora, compositora e instrumentista).

Sistema de votações

No anúncio, feito na tarde desta quinta-feira, dia 14, a RTP lembra que o sistema de votações se mantém idêntico ao da edição anterior do Festival da Canção: «As votações vão decorrer sob um esquema de 50/50: o peso do voto será repartido entre o público em casa e um júri escolhido pela RTP. Na final, as votações do júri serão associadas a sete regiões diferenciadas, contando com Portugal Continental e Ilhas.»

«Em questões de empate, as regras são claras: nas semifinais passa o tema escolhido pelo júri, enquanto na final a canção que tiver sido mais votada pelo público será a vencedora», esclarece a organização.

Veja também: JÁ HÁ UMA BAIXA na lista de concorrentes!

A primeira semifinal do certame de música decorre este sábado, dia 16, e é apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo. Já a segunda eliminatória acontece exatamente uma semana depois, a 23, com José Carlos Malato e Jorge Gabriel como anfitriões. Ambas as galas têm lugar nos estúdios da RTP em Lisboa.

Veja mais: Entrevista a Soraia Tavares: «Vai ser a primeira vez que o meu pai me vai ouvir ao vivo»

A grande final da 53.º Festival RTP da Canção ruma ao sul do país. Será na Portimão Arena, no dia 2 de março, sábado, depois de, no ano passado, Filomena Cautela e Pedro Fernandes a terem conduzido a partir do Pavilhão Multiusos de Guimarães. Este ano, Pedro é substituído por Vasco Palmeirim na derradeira etapa do concurso.

Veja mais: Entrevista a Matay: «Só Deus sabe o quão eu estou feliz!»
Texto: Dúlio Silva | Fotografias: arquivo Impala e reprodução Instagram

PUB
Top