Leonor Poeiras CONFRONTA PSICÓLOGA: «ESTÁ A SER PRECONCEITUOSA!»

A apresentadora do reality show da TVI Quem Quer Casar com o Meu Filho? envolveu-se numa discussão acesa com a psicóloga Rute Agulhas.

15 Mar 2019 | 21:56
-A +A

O objetivo era debater a polémica em torno dos novos reality shows da SIC e da TVI mas a conversa acabou por tornar-se num confronto entre Rute Agulhas e Leonor Poeiras. A psicóloga, que escreveu uma crónica com o título Quem Quer Casar com a Minha Vaca? e a apresentadora de Quem Quer Casar com o Meu Filho? esgrimiram argumentos e Leonor Poeiras não escondeu a irritação.

«Acho que está a sugerir que estamos a alimentar a eternização de estereótipos. Fez uma critica feroz tendo por base um episódio de nove», começou por dizer a apresentadora do reality show da TVI. «Eu não gostei do seu texto, achei de muito mau tom. Acho que é muito preconceituoso porque, ao dubiamente comparar as concorrentes a vacas está a ser preconceituosa. Este é um programa de televisão. Não estamos a alimentar estéreotipos», continou Poeiras.

Rute Agulhas fez referência ao facto de, tanto Quem Quer Casar com o Meu Filho? e Quem Quer Namorar com o Agricultor terem estreado dois dias depois das manifestações do Dia Internacional da Mulher que, este ano, estiveram especialmente focadas na questão da violência doméstica. A psicóloga disse que este tipo de formatos reforça a «assimetria» entre homens e mulheres, promovendo o papel passivo das últimas.

«Devia ter esperado antes de fazer uma crítica séria. Quem diz que estas mulheres são submissas?», questiona Leonor Poeiras. Rute Agulhas chega mesmo a afirma que este tipo de programa viola «não só os direitos das mulheres como também os dos homens».

Visivelmente irritada, a apresentadora do reality show afirma: «Tenho de defender publicamente os homens e mulheres destes programas. Eu sou tão feminista que isto me inflama! Você vê apenas estas mulheres como submissas», diz Leonor Poeiras.

Aquilo que deveria ter sido um debate acabou de forma quase repentina, com Rute Agulhas dizendo que «estes concorrentes são fantoches nas mãos de estações de televisão».

 

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais | Fotos: TVI

PUB
Top