Lídia Franco mergulha no Alzheimer em filme que implica governos português e angolano

Para Além da Memória é um dos filmes que se estreiam, esta semana, nas salas de cinema. Miguel Babo é o realizador e protagonista de uma história que mostra Lídia Franco como doente de Alzheimer.

13 Fev 2020 | 9:10
-A +A

O filme é dedicado «a Joaquim Durão, o primeiro português Mestre Internacional de Xadrez, pela sua estóica luta contra o Alzheimer». E é precisamente com esta doença a movimentar a ação que Para Além da Memória chega, esta quinta-feira, 13 de fevereiro, às salas de cinema portuguesas.

A longa-metragem é realizada por Miguel Babo, que assume também o papel de protagonista, com a personagem Alexandre, que se vê a braços com as dívidas deixadas pelo irmão, encontrado morto em circunstâncias suspeitas. Divorciado e pai de três filhas, Alexandre tem agora como principal preocupação proteger a casa dos pais. A mãe, interpretada por Lídia Franco, padece de Alzheimer.

Desesperado, ou não estivessem os problemas financeiros do irmão ligados a alguém relacionado ao mais alto nível com os governos português e angolano, acaba por pedir ajuda a um amigo ministro. Conhece, então, a stripper Laura, que vai acabar por ser a moeda de troca mas por quem acaba por se relacionar. A atriz que lhe dá vida é Gabriela Moreyra, conhecida no Brasil por ter protagonizado, em 2016 e ao lado do português Pedro Carvalho, a novela da Record Escrava Mãe.

Teresa Côrte-Real, Álvaro Faria e Ângelo Torres são outros nomes presentes em Para Além da Memória.

 

Veja o trailer!

 

 

De uma história dramática para um filme que alia o mundo da animação à imagem real. Sonic, o porco-espinho azul mais famoso do mundo, regressa ao cinema num filme em que é possível acompanhar a sua chega à Terra. Com aventuras muito atribuladas, Sonic junta-se a Tom, o seu novo melhor amigo, para, juntos, defenderem o planeta de um génio do mal. Realizado por Jeff Fowler, Sonic – O Filme conta, claro, com a personagem de videojogos e, entre outros, os atores Jim Carrey e James Marsden.

 

Veja o trailer!

 

 

Na semana do Dia dos Namorados, não poderia faltar uma comédia romântica. E esta vem de França. Em Amor à Segunda Vista, começa por ser narrada a história de amor de Raphael e Olivia. Iniciou-se no ensino secundário e, dez anos depois do casamento, tudo parece ser um mar de rosas.

Mas, depois de uma noite marcada por uma forte discussão entre o casal, o autor de best-sellers acorda num mundo paralelo, onde a sua vida é completamente diferente e muito idêntica à do seu melhor amigo. Lá, é, então, solteiro, jogador de pingue-pongue e professor do ensino secundário. Só uma coisa se mantém: o amor por Olivia. No entanto, Raphael muito terá de lutar para a reconquistar porque, agora, para a mulher da sua vida, ele é-lhe completamente indiferente.

A realização é de Hugo GélinFrançois Civil e Joséphine Japy são os protagonistas.

 

Veja o trailer!

 

 

Voltemo-nos agora para um novo filme falado em língua portuguesa. Desta vez, do Brasil. Chama-se A Vida Invisível e a ação, passada na década de 1950, centra-se em duas irmãs. Filhas de pais portugueses, ultraconservadores, Guida e Eurídice são unha com carne, apesar de muito diferentes. Tudo muda no dia em que, cansada de se sentir reprimida, a primeira põe um ponto final na situação e foge de casa. A irmã, ainda que desolada, foca-se no seu objetivo de se tornar numa grande pianista. A vida profissional de Eurídice contrasta com a pessoal. Nela, a jovem vive um triste casamento sem amor com Antenor.

A Vida Invisível é realizado por Karim AïnouzJulia Stockler, Carol Duarte e Gregório Duvivier dão vida às personagens principais. A veterana brasileira Fernanda Montenegro e o português António Fonseca dão vida aos pais tradicionalistas. Flávia Gusmão é outra portuguesa que integra o elenco o filme.

 

Veja o trailer!

 

 

Já no filme O Farol é contada a história de dois homens que vigiam, precisamente, um farol numa longínqua e sombria ilha da Nova Inglaterra, em finais do século XIX. Um deles é encarnado por Robert Pattinson, o eterno Edward Cullen da saga Twilight. O outro papel está entregue a Willem Dafoe.

 

Veja o trailer!

 

 

Por último, mas não menos importante, falemos d’A Ilha da Fantasia, onde o enigmático Sr. Roarke concretiza os sonhos secretos dos seus convidados num luxuoso e longínquo resort tropical. No entanto, quando as fantasias se transformam em pesadelos, são os próprio convidados que têm de resolver o mistério da ilha para dela saírem com vida.

Jeff Wadlow é o realizador e Lucy Hale, Maggie Q e Portia Doubleday alguns dos atores presentes no filme.

 

Veja o trailer!

 

 

VEJA TAMBÉM:
Aos 75 anos, Lídia Franco e Márcia Breia dão cartas em produções internacionais!
Entrevista ao Santinho de Terra Brava: «O meu pai pôs-me fora de casa!»
Aos 79 anos Isabel Ruth assume: «Trabalho para ganhar dinheiro»

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala e Divulgação

PUB
Top