EXCLUSIVO! Covid-19: Liliana Oliveira volta a trabalho de risco após perigo de vida

A secretária clínica pôs fim à quarentena voluntária e voltou ao centro de saúde para ajudar no combate à pandemia. Com receio de ficar infetada, sofre com a ausência dos filhos por tempo incerto.

15 Abr 2020 | 21:00
-A +A

«É algo nunca visto!» Foi com um cenário de «transformação total» que Liliana Oliveira se deparou, esta terça-feira, quando voltou ao trabalho depois de 44 dias de isolamento profilático. Secretária clínica num centro de saúde, a ex-concorrente de Casados à Primeira Vista voltou ao ativo mesmo integrando um grupo de risco da Covid-19. É «uma missão», explica a própria em entrevista à TV 7 Dias.

«Tenho o privilégio de fazer aquilo que amo fazer. Quem trabalha e escolheu esta profissão fá-lo de coração. Teria a possibilidade de ficar mais 12 dias em casa, […] mas tinha de dar o meu contributo», defende Liliana Oliveira, que viu, no seu local de trabalho ser criada uma ala «só para os casos suspeitos e confirmados» de contágio do novo coronavírus.

«Ninguém entra da porta do centro de saúde para dentro. Todos os utentes ficam fora. Existe uma equipa formada por um médico e um enfermeiro que faz a triagem, doente a doente», explica-nos. As medidas de precaução são várias. «Andamos completamente tapados. luvas, máscara, viseira, óculos…»

Apesar de encarar o seu trabalho como uma missão, Liliana Oliveira não esconde o receio de poder vir a ser infetada com Covid-19. «Se me perguntarem se me sinto segura? Nem eu nem nenhum colega que lá trabalha nos sentimos seguros, porque acabamos por ser uma fonte de contágio», atira a secretária clínica, que denuncia ainda que os meios que os profissionais têm à sua disposição «começam a ser escassos»«Continua a haver falta de luvas, máscaras, desinfetante… Com o pouco que temos, que é muito racionado, tentamos fazer o melhor que conseguimos.»

 

 

Aniversário do filho pode ser passado à distância

 

Para voltar ao trabalho, «sem medos» e com o «sentimento de dever cumprido», Liliana Oliveira viu-se obrigada a afastar-se dos filhos por tempo indeterminado. «É sempre difícil despedir-me deles, seja em que situação for. Nesta, em que não temos data para nos voltarmos a abraçar, é muito complicado. Muito complicado mesmo», reforça a ex-participante da segunda edição do programa da SIC.

Os filhos estão agora com o pai. «O que irei fazer, possivelmente, é sair do trabalho e passar à porta de casa e, de baixo, dizer-lhes adeus e mandar-lhes um beijo. Mas não vai passar disso, porque em primeiro lugar está a saúde», sublinha, apesar do semblante carregado, que se acentua quando pensa que pode vir a estar longe do filho no dia do 14.º aniversário deste. «Tento abstrair-me e viver um dia de cada vez, porque senão vou consumir-me. Se acontecer, será o primeiro aniversário que irei passar longe dele. e é uma situação que não é agradável», diz a secretária clínica, emocionada, à TV 7 Dias.

 

Debelou bactéria que se alojou no útero

 

Na entrevista à nossa revista, Liliana Oliveira aborda ainda o problema de saúde que quase a obrigou a fazer uma transfusão de sangue. Ainda a recuperar, recorda o momento em que uma cólica renal a atirou para uma cama de hospital: «Estava com o rim direito muito afetado. Já entrei no hospital com 40 graus de febre, já não me conseguia mexer. Só que, além de uma cólica renal, estava com uma bactéria.»

Diagnosticada há vários anos com lúpus, doença autoimune que a insere agora num grupo de risco da Covid-19, a ex-mulher de Pedro Pé-Curto viu «a infeção alastar-se e a alojar-se no útero»«Acabei por ter de ser operada para tentar combater a infeção», conta-nos. A recuperação prossegue, mas com Liliana Oliveira a juntar-se à frente do campo de batalha para ajudar no combate à pandemia.

 

Veja a entrevista completa no vídeo!

 

VEJA TAMBÉM:
Liliana Oliveira reage a namoro de Pedro Pé-Curto: «Que virem agricultores!»
Liliana Oliveira apanhada ao lado do ex. Veja as imagens exclusivas!
Liliana Oliveira arrasa Soraia Araújo: «Não sou atrasada mental»

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

 

ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR ou ASSINAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB