Madonna POSOU NUA aos 19 anos para «PAGAR A RENDA»!

Madonna recuou 41 anos e recordou a altura em que posou nua para pagar a renda. A artista revela ainda ter sido explorada.

21 Dez 2018 | 7:40
-A +A

«Tinha 19 anos. Vivia em Nova Iorque [Estados Unidos]. Estudava na Martha Graham School of Dance. Servia de modelo em escolas de arte em toda a cidade para pagar a renda». Começa assim a recordação de Madonna sobre o final dos anos 70, época em que se deixou fotografar «em aulas de pintura, desenho e fotografia» para, com isso, ganhar dinheiro.

A cantora de 60 anos, que vive atualmente em Portugal, reproduz uma dessas imagens para refletir sobre os processos de criação e sobre como o conservadorismo não deve impedir as manifestações artísticas.

Leia mais: Madonna está a dar que falar por «BRINQUEDO SEXUAL»!

Na altura, acrescenta, «o fotógrafo explorou» a sua imagem. «O patriarcado tentou envergonhar-me por eu estar nua. Eu disse à comunicação social que não me sentia envergonhada e isso fez manchetes. Acabou por se transformar numa colaboração entre [Andy] Warhol e [Keith] Haring! Sou a orgulhosa dona destes quatro quadros. Foram-me dados mais tarde como presente de casamento», lembra Madonna, terminando com uma sentença: «Não podem parar a arte ao tentar envergonhá-la. A criação vence sempre».

Recorde: Herman José e Madonna JUNTOS no mesmo voo

 

Imagens divulgadas na Playboy

As fotografias datam de 1979, quatro anos antes de Madonna lançar o seu primeiro álbum, com o seu nome, e que incluiu sucessos como «Lucky Star», «Borderline», «Holiday» e «Physical Attraction».
Acabaram por ser divulgadas publicamente na edição norte-americana da revista Playboy de maio de 2015. Captadas pela lente de Martin H.M. Schreiber, a este conjunto de imagens então inéditas foi dado o título de The Lost Nudes (Os Nus Perdidos, em tradução literal).
Integram ainda o livro A Retrospective 1966-2014, daquele fotógrafo, editado em junho desse mesmo ano.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: reprodução Martin H.M. Schreiber

PUB
Top