Horas depois de saber da morte de Valentina, a mãe da criança agradeceu a todos os que ajudaram a dar um desfecho ao «desaparecimento» da filha, que terá morrido às mãos do pai, Sandro Bernardo, de 32 anos, e Márcia, a madrasta, de 38.
«Venho por este meio agradecer todas as ajudas que nos foram dadas… Às autoridades e a todas as pessoas que se ofereceram, de um modo geral, nas buscas da minha filha, em meu nome e em nome de toda a minha família, muito, muito, muito obrigada de coração», escreveu Sónia Fonseca no Facebook.
A menina, de nove anos, foi encontrada sem vida na Serra d’El-Rei, a mais de 5 quilómetros de Atouguia da Baleia, tapada por arbustos. Terá sido o pai a revelar à PJ onde se encontrava o corpo. No entanto, o coordenador da PJ de Leiria, Fernando Jordão, disse, este domingo, em conferência de imprensa: «As entrevistas e inquirições feitas a várias pessoas permitiram-nos fazer a correlação entre todos os dados que tínhamos em cima da mesa no sentido de colocarmos todas as hipóteses que seriam possíveis até encontrarmos indícios de condutas criminosas».
A Polícia Judiciária acredita que a menina terá sido morta na quarta-feira, 7 de maio, durante o dia. A causa da morte é ainda desconhecida e espera-se o resultado da autópsia.
Irmão de Valentina terá testemunhado o crime
O pai e a madrasta de Valentina estão «fortemente indiciados do crime de homicídio e ocultação de cadáver, entre outros crimes». O casal foi interrogado toda a noite e preso na manhã de domingo. António Jordão revelou, no Departamento de Investigação Criminal de Leiria, que na habitação estariam mais três menores: um de 11 ou 12 anos, outro de quatro e o mais novo, com meses. A TVI avança que o mais velho terá sido testemunha do crime.
Segundo a GNR, o pai de Valentina deslocou-se várias vezes ao posto para obter informações sobre o desaparecimento da filha, mas algumas vozes dizem que não terá participado com afinco nas buscas. Tanto ele como a mulher vão aguardar em prisão preventiva para saber as medidas de coação que lhe serão aplicadas.
Texto: Carla S. Rodrigues e Marta Amorim; Fotografias: reprodução redes sociais
ATENÇÃO!
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
- aceda a www.lojadasrevistas.pt
- escolha a sua revista
- clique em COMPRAR ou ASSINAR
- clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
- introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
- pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.