Maior Bacalhau do Mundo entra para o Guinness em Portugal e vai servir refeição solidária

O Maior Bacalhau do Mundo pesa mais de 10 quilos e entrou diretamente para o livro dos recordes do Guinness. O peixe foi doado à Comunidade Vida e Paz.

11 Fev 2022 | 7:24
-A +A

“Deve pensar-se no bacalhau como se fosse um vinho, tem de maturar”. São estas as palavras de Johnny Thomassen, diretor do Norwegian Seafood Council  (NSC) para Portugal, depois de ver o ‘fiel-amigo’ entrar diretamente para o livro dos recordes do Guinness.  O maior peixe do Mundo desta espécie – da Jangaard, uma das maiores produtoras de Bacalhau da Noruega – foi apresentado em Portugal nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, e tem uns generosos 10,3 kg, 113 cm de comprimento e 70 de largura.

O galardão foi atribuído por Richard Stenning, Guinness World Records Adjudicator, que entregou o Certificado Oficial a Gunnar Haagensen. “A origem do bacalhau é muito importante para atestar a sua qualidade, mas nesta ocasião, para além das suas caraterísticas únicas a este nível, importa referir que o seu tamanho foi um fator diferenciador”, afirmou o Board Chairman da Jangaard no evento que decorreu no Espelho de Água, em Lisboa, assegurando que “o maior bacalhau do mundo viajou da Noruega para receber este título em Portugal, pois não há quem conheça melhor este peixe do que os portugueses”.

O exemplar, que ganhou o título no Guinness World Records™ como Maior Bacalhau do Mundo, foi apanhado no início de 2021 na costa de Lofoten, na Noruega, sendo que os únicos ingredientes utilizados foram água e sal. É, por isso, um produto selvagem, sem aditivos, produzido a partir de peixe fresco. Após um longo processo de cura tradicional, atingiu a homogeneidade que os portugueses tão bem conhecem.

 

Bacalhau doado à Comunidade Vida e Paz

 

O Maior Bacalhau do Mundo foi doado à Comunidade Vida e Paz, que cria e promove respostas às necessidades de pessoas em condição de sem-abrigo, ou em situação de vulnerabilidade social. A organização vai, em breve, preparar uma refeição de Bacalhau à Brás para todos os seus utentes. “Na demolha, o peixe vai aumentar mais três quilos. esperamos conseguir servir mais de 70 refeições”, afirma Johnny Thomassen.

O diretor da NSC para Portugal – que representa os exportadores de pescado da Noruega e que tem como principal objetivo promover o consumo dos melhores produtos do mar – reside em Portugal há 30 anos e é um grande apreciador de bacalhau. Sublinha que os portugueses consumem cerca de 70.000 toneladas de deste peixe por ano, ou seja, 20% de todo o produto que é pescado. “Em média, fazem uma refeição por semana com este produto”.

“A Noruega e Portugal são países muito diferentes, mas partilham mais do que possa parecer. Os noruegueses pescam e produzem com mestria o melhor bacalhau, mas são os portugueses quem o prepara exemplarmente e o transforma num tesouro de sabor”. Em sua casa também se contam muitas memórias de momentos passados à mesa, a degustar este peixe. “Aprecio bastante Bacalhau à Lagareiro, mas gosto de saboreá-lo de todas as maneiras”, confessa Johnny Thomassen.

 

Fotos: Helena Morais e D.R.
PUB