Manuel Luís Goucha pede indemnização de 15 mil euros a futuro patrão!

O cunhado de Manuel Luís Goucha concorreu e ganhou dinheiro numa rubrica do Você na TV!. O crítico Eduardo Cintra Torres colocou em causa a credibilidade do apresentador, que o processou.

13 Out 2019 | 20:55
-A +A

«Ó cunhado, ‘Quantos Queres?” questionou Eduardo Cintra Torres no seu habitual comentário semanal na revista Sexta, do Correio da Manhã, na edição de 26 de janeiro de 2018. O artigo de opinião, usado também para falar sobre outros assuntos que estavam na ordem do dia, debruçou-se essencialmente sobre um caso tornado público pela TV 7 Dias (ver edição n.º 1610, de 22/01/2018):

O facto de ter sido o cunhado do apresentador do Você na TV!, Manuel Luís Goucha, a vencer, a 5 de janeiro desse ano, o montante de 10 mil euros, atribuído na última edição da 17.ª série da rubrica Quantos Queres. O profissional não gostou das palavras escritas pelo crítico de televisão e não hesitou… processou-o.

«Manuel Luís Goucha atribuiu um prémio de 10 mil euros a um cunhado ou amigo, irmão do companheiro. Fingiu não o conhecer quando com ele falou pelo telefone. O nome do passatempo de Você na TV! não poderia ser mais adequado: Quantos Queres. Dar prémios dos passatempos a amigos e familiares foi uma fraude muito habitual na RTP durante décadas. Pelos vistos, a coisa pegou e também se utiliza na TVI. Depois deste caso, qual a credibilidade que sobra a Goucha e aos passatempos da TVI», questionou Cintra Torres na sua rubrica fixa Imagens da Semana, da revista Sexta.

As palavras não foram do agrado de Manuel Luís Goucha e a decisão foi processar não apenas o crítico de televisão, como também aquela que deverá vir a ser, em breve, a sua entidade patronal, a Cofina. Naquela que foi uma mera audiência preliminar, que decorreu há dias no Juízo Local Cível de Lisboa, no Palácio da Justiça, nada se adiantou, apenas algumas questões processuais.

Apenas uma decisão ficou bem clara: a ação segue mesmo para julgamento. Com esta decisão, Eduardo Cintra Torres e a Cofina correm o risco de, caso sejam condenados, vir a ter de pagar o montante pedido pelo apresentador: 15 mil eirps. Nesta sessão, nenhuma das partes envolvidas marcou presença, apenas através dos seus representantes legais. No entanto, a TV 7 Dias sabe que Manuel Luís Goucha irá apresentar-se em sede de justiça para prestar depoimento.

O prémio da discórdia

Toda esta questão remonta a 5 de janeiro de 2018, altura em que, no final do Você na TV!, Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, que ainda estava na TVI, deram voz ao participante da rubrica Quantos Queres. Após se identificarem perante o concorrente, do outro lado da linha o senhor apresentou-se:

«Eu chamo-me Fernando Manuel de Oliveira Nunes. Sou o Fernando.» Este participante poderia, na realidade, ser qualquer outra pessoa, devido à vulgaridade do seu nome, mas quando decide identificar o local onde reside, aqui é que a identidade do mesmo fica mais clara.

«Estou em Vale de Maceiras. Fica em Fronteira», disse na altura. Esta é uma pequena localidade pertencente ao distrito de Portalegre, Alto Alentejo, que fica a uns escassos cinco quilómetros do monte adquirido pelo apresentador mais bem pago em Portugal, localizado no município de Monforte, que faz fronteira com a aldeia. Após uma investigação realizada no local, a TV 7 Dias descobriu que este senhor, de nome Fernando Nunes, é nada mais, nada menos, do que o irmão de Rui, marido de Manuel Luís Goucha, e que se mudou para aquela terra depois da cara do Você na TV! ter adquirido a propriedade em Monforte.

Na altura, em Vale de Maceiras, muitos foram os que se questionaram sobre a forma como o cunhado do apresentador terá conseguido conquistar o prémio. No entanto, em resposta às questões colocadas pela
nossa/sua revista, à data dos acontecimentos, a TVI fez questão de clarificar que «não são admitidos como participantes os empregados, colaboradores ou agentes da TVI e das produtoras envolvidas, bem como dos operadores de telecomunicações referidos. Assim, os familiares destes, em qualquer grau, podem participar nos concursos publicitários promovidos pela TVI».

Textos: Carla Ventura; Fotos: Impala e Reprodução Facebook

 

Veja mais:
Marido de Goucha atira-se a «ativistas de meia tigela» e denuncia «mensagens insultuosas»
Goucha fala do marido e assume. «Nem sempre concordo com as suas opiniões»

PUB
Top