Marcelo liga para enfermeiro que cuidou Boris Johnson: «foi o Presidente que o acalmou»

Marcelo Rebelo de Sousa entrou em contacto com o enfermeiro português que cuidou de Boris Johnson, em Inglaterra, para o acalmar.

13 Abr 2020 | 11:34
-A +A

Cristina Ferreira “recebeu” esta segunda-feira, 13 de abril, através de videochamada, a mãe do enfermeiro português que cuidou do primeiro-ministro britânico e que muito está a dar que falar.

Luís Pitarma, tem 29 anos, é natural de Aveiro mas está a trabalhar em Londres há cerca de seis anos – há dois a trabalhar no serviço de cuidados intensivos do Hospital St Thomas’s, onde o primeiro-ministro britânico esteve hospitalizado – e tem sido o assunto do momento em todo o mundo, depois do agradecimento especial de Boris Johnson a dois enfermeiros, que estiveram do seu lado durante 48 horas, nomeadamente o português Luís.

«Jenny, da Nova Zelândia, e Luís, de Portugal, perto do Porto. A razão pela qual o meu corpo conseguiu começar a receber oxigénio suficiente foi porque, a cada segundo, eles estiveram a vigiar, a cuidar e a fazer as intervenções que eu necessitava», disse o chefe do governo britânico num vídeo partilhado no Instagram.

 

A Cristina Ferreira, a mãe do enfermeiro, Edite Pitarma, contou alguns pormenores sobre a situação profissional e emocional que o filho vive em Londres e revelou que o foi o nosso Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, «que o acalmou».

Isto porque Luís já está a sentir o mediatismo das declarações proferidas por Boris Johnson. À família, o enfermeiro revelou estar a ser contactado por vários meios de comunicação social de todo o mundo, o que o transtornava. O que lhe valeu foi mesmo… o nosso Presidente. «Felizmente foi o nosso Presidente da República que o acalmou. Ele acalmou a partir daí porque ele estava muito transtornado. Ele nunca gostou de muito protagonismo», referiu Edite.

 

Marcelo também agradeceu a enfermeiro

Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu «o especial reconhecimento apresentado pelo Primeiro-Ministro britânico, Boris Johnson, ao enfermeiro português Luís Pitarma pelo seu trabalho e vigilância durante o internamento nos cuidados intensivos» e revelou que já transmitiu pessoalmente o seu agradecimento ao enfermeiro português.

No mesmo comunicado, o Chefe de Estado aproveitou para enaltecer também «o empenho de todos os profissionais de saúde portugueses que em Portugal e em todo o mundo estão a prestar uma ajuda decisiva no combate à pandemia. Uma palavra de estímulo que se dirige ainda aos profissionais de outras nacionalidades que, reforçando o Serviço Nacional de Saúde, prestam um serviço inestimável a Portugal».

«É também por eles que reforça o apelo para que, quem pode, permaneça em casa e cumpra as orientações das autoridades de saúde», lembrou Marcelo Rebelo de Sousa.

Texto: Marisa Simões e Filipa Rosa; Fotos: DR

 

Leia ainda:
Saiba quem é o enfermeiro português que cuidou de Boris Johnson!
Marcelo liga para enfermeiro que cuidou Boris Johnson: «foi o Presidente que o acalmou»

 

ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB