Depois de Cristina, Fátima! «Amigo» Marcelo entra na TVI para surpreender apresentadora

O Presidente da República participou na emissão especial de A Tarde É Sua celebrativa dos 25 anos de carreira de Fátima Lopes agradecendo à apresentadora a «sua maneira de servir Portugal».

22 Nov 2019 | 19:20
-A +A

Mais de dez meses depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter surpreendido Cristina Ferreira na estreia d’O Programa da Cristina, da SIC, o chefe de Estado repetiu o gesto, agora na TVI, para felicitar Fátima Lopes pelos seus 25 anos de percurso profissional.

Como? Através de uma mensagem filmada no Palácio de Belém, em Lisboa, e transmitida na emissão desta sexta-feira, dia 22 de novembro, do programa A Tarde É Sua, toda ela celebrativa do quarto de século da carreira da apresentadora que o conduz.

Marcelo Rebelo de Sousa revelou que já tivera de «a oportunidade de felicitar Fátima Lopes por telefone pelos 25 anos de carreira», mas junta agora «mais um apontamento», de viva voz e para todos os portugueses, por um motivo: «para lhe agradecer como amigo e lhe agradecer também como responsável político essa sua maneira de servir Portugal na Comunicação Social, próxima dos outros sendo o que é como pessoa também na televisão.»

No final do programa, já depois de ter visto em revista os últimos 25 anos da sua vida, num conjunto de imagens que levou a apresentadora às lágrimas, Fátima Lopes recebeu das mãos da Diretora de Programa da TVI, Felipa Garnel, um ramo de flores.

Fátima optou, ainda assim, por ‘entregar’ esta oferta àquilo que a alimenta: o público que a tem acompanhado ao longo do último quarto de século, primeiro na SIC e, desde 2010, na TVI. «Se este ramo é em nome de todos os que trabalham nesta casa, eu muito agradeço, […] mas estas flores vão diretamente para o público. Muito obrigada», rematou, visivelmente emocionada.

 

Telefonema a Cristina gerou controvérsia

 

Estávamos no passado dia 7 de janeiro quando Cristina Ferreira foi surpreendida pelo Presidente da República no arranque do matutino da SIC, o seu primeiro projeto na estação de Paço de Arcos depois de 16 anos na TVI, 14 dos quais à frente do programa Você na TV!, que conduziu com Manuel Luís Goucha.

«Como, ao longo da vida, estive várias vezes consigo quando arrancou com novas fases da sua vida […], queria desejar-lhe muitas felicidades, muitas felicidades. E enviar-lhe um beijinho. Espero que tenha o mesmo sucesso que teve noutras fases da sua vida», desejou, na altura, Marcelo. Cristina não conteve as lágrimas.

O telefonema gerou controvérsia, levando o chefe de Estado a justificá-lo, mais tarde, com o facto de, no mês anterior, ter concedido uma entrevista de «25 minutos» a Manuel Luís Goucha, para o Você na TV!. «Era o mínimo desejar-lhe boa sorte», defendeu, em declarações à agência Lusa.

Dois dias depois do telefonema a Cristina, o Presidente da República voltava à televisão, desta vez no programa Agora Nós, da RTP1, para enviar uma mensagem em vídeo ao agora falecido cantor Roberto Leal. «Foi a produção do programa que pediu para o Presidente enviar uma mensagem e ele mandou, como já o fez noutras ocasiões», explicou, na altura, à TV 7 Dias, o gabinete de comunicação da estação pública.

 

VEJA TAMBÉM:
Fátima manda boca com surpresa em direto: «A Cristina Ferreira deixou-te vir?»
Fátima Lopes manda farpa! «Há muitos umbigos à minha volta»
Filipe Vilarinho deixa recado a «tio Marcelo» e é criticado

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Impala, reprodução TVI e redes sociais

PUB
Top