Marcelo revela: «O grande presente este ano foi ter o meu neto Francisco comigo»

Marcelo Rebelo de Sousa celebra esta quinta-feira 71 anos. Com uma agenda cheia, o presidente da República conta ainda dar um mergulhinho ao final da tarde.

12 Dez 2019 | 14:49
-A +A

Os primeiros parabéns ao presidente chegaram ainda durante o dia 11, vindos da China, onde vive o filho, Nuno Rebelo de Sousa com a atual companheira e a filha mais nova, Maria Eduarda, de seis anos.

Depois de um jantar com os colaboradores, que se estendeu até à meia-noite, e a tradicional troca de presentes, Marcelo Rebelo de Sousa foi para casa. Recebeu vários telefonemas ao longo da madrugada, entre os quais uma chamada dos netos que vivem no Brasil. «Telefonaram até às quatro da manhã. Pelo meio, ia preparando discursos e umas responsabilidades. Deitei-me às cinco», contou o presidente durante a sua presença no Natal dos Hospitais, esta quinta-feira, 12 de dezembro.

Apesar da hora tardia, Marcelo ainda equacionou ir dar o primeiro mergulho de mar dos seus 71 anos. No entanto, o sono acabou por levar a melhor e a natação teve de ser adiada para o final da tarde do seu dia de aniversário.

Francisco, 16 anos, Maria Teresa, de 14, Maria Madalena, de 12, e Maria Luísa, de 11, são filhos do primeiro casamento de Nuno Rebelo de Sousa com Rita de Sousa Coutinho. O filho do presidente da República vive atualmente na China com a atual companheira e a filha mais nova, Maria Eduarda, de seis anos, fruto desta nova relação. A ex-mulher, Rita de Sousa Coutinho, ficou no Brasil com os filhos.

O presidente da República cumpriu o primeiro de vários compromissos em dia de aniversário: a tradicional visita ao Natal dos Hospitais. No Centro de Medicina de Recuperação de Alcoitão, o chefe de Estado foi, como é sempre, requisitado para beijos, abraços, as inevitáveis selfies ou apenas uma palavra de carinho. E nem os famosos escaparam ao encanto de Marcelo, com Marco Paulo e Ágata a fazerem questão de trocar algumas palavras com o presidente.

Já em palco, o presidente teve direito aos Parabéns A Você cantados pela sala e conversou ainda com José Carlos Malato e Catarina Furtado sobre os seus planos de aniversário.

Pelo meio de um dia caótico, Marcelo ainda vai passar algum tempo com o neto, Francisco. «Foi uma grande vitória. Consegui que um viesse. Para o ano, vem a segunda. Todos os anos vem um neto diferente e, daqui a cinco anos, estão cá os netos todos [risos]», brincou.

O presidente da República nunca escondeu as saudades dos cinco netos, repartidos entre Brasil e China e de quem esteve longe no Natal passado. «O grande presente este ano foi ter o meu neto Francisco comigo», confessou.

 

Um Natal com ginjinha e solidariedade

Como não podia de deixar de ser, o presidente da República tem uma agenda repleta nos dias 24 e 25 de dezembro.

«Tenho vários compromissos com instituições de solidariedade social no dia 24. Tenho a habitual ida à ginjinha do Barreiro, que começa ali pelas 18h00 e acaba quando acaba e, depois, ainda durante a noite de Natal, e certamente no dia 25, idas a instituições de solidariedade», revelou o chefe de Estado.

Texto: Raquel Costa | Fotos: Zito Colaço

PUB
Top