Maria Cerqueira Gomes quebra silêncio sobre polémica: “Recebi uma mensagem de uma amiga”

Maria Cerqueira Gomes falou sobre a vacinação contra a COVID-19 da filha, Francisca Cerqueira Gomes. A polémica foi tal que, depois disso, as autoridades de saúde disseram que iam abrir um inquérito.

25 Jun 2021 | 17:42
-A +A

Maria Cerqueira Gomes quebrou o silêncio sobre a polémica em que a filha acabou por estar envolvida por ter sido inoculada com a vacina contra a COVID-19. Em causa está o facto de Francisca Cerqueira Gomes ter apenas 18 anos, o que motivou várias críticas. Na sequência disso, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte anunciou que iria abrir um inquérito para averiguar casos de “vacinação, aparentemente indevida, de alguns utentes” no Centro de Vacinação do Cerco, no Porto.

A explicação da apresentadora sobre como tudo aconteceu foi feita em declarações à TVI24. “Recebi uma mensagem de uma amiga que estava a ser vacinada no Cerco e que tinha acabado de receber informações no local de que iria ocorrer, durante as seguintes duas horas, a chamada vacinação aberta a partir dos 18 anos”, contou a portuense.

Maria Cerqueira Gomes foi com a filha para o local e, já à espera da sua vez e depois de ter tirado a senha, questionou a enfermeira sobre o motivo desta iniciativa. “Ela [a enfermeira] disse-me que estavam a considerar uma quarta vaga, em que muito provavelmente o público mais atingido seria o mais novo, que tinham vacinas em excesso e que, por isso, decidiram abrir nesse dia e no dia seguinte“, relatou.

A dita polémica levou já ao afastamento da diretora do Agrupamento de Centros de Saúde do Porto.

 

“Tenho pena que se continue a apontar o dedo sem conhecimento…

 

Maria Cerqueira Gomes já tinha explicado, nas redes sociais, por que razão a filha, que integra o elenco da novela da TVI “Festa é Festa”, já tinha sido vacinada contra a COVID-19. “Para as muitas Dianas que, mais uma vez, condenam e apontam o dedo sem conhecimento”, a anfitriã dos programas “Em Família” e “Conta-me” usou o Instagram para partilhar a resposta que deu a uma seguidora com aquele nome que a criticara duramente. E isto só porque tinha “um tempinho”, ironizou.

“Ontem, na cidade do Porto e noutras cidades do Norte, abriram ao final do dia duas horas para pessoas a partir dos 18 anos… Podíamos aparecer sem marcação para se tentar controlar a quarta vaga. Eu fui vacinada, a minha filha também… Como todos os outros que souberam e estiveram horas como nós à espera da oportunidade“, respondeu Maria Cerqueira Gomes. “Tenho pena que se continue a apontar o dedo sem conhecimento…”, rematou a estrela do entretenimento da TVI.

A seguir, deixou um desabafo: “Não há pandemia que acalme estas almas… Há dias em que é difícil gerir…” E deixou uma nota informativa: “Sei que hoje, no Cerco, vão fazer igual… Estejam atentos e levem água e chapéu. É duro mas compensa! Vacinam enquanto houver vacinas. Parabéns, profissionais de saúde, que mais uma vez estão a dar o litro!”

“Para terminar o assunto”, Maria Cerqueira Gomes elogiou a filha pela forma como esta lidou com as muitas críticas que tem recebido nas últimas 24 horas. “Tenho de dar os parabéns à Francisca pela capacidade na gestão das suas redes. Foi insultada várias vezes desde ontem porque foi vacinada! Parabéns, filha, pela postura. És linda”, disse.

Veja todas as mensagens deixadas por Maria Cerqueira Gomes na nossa galeria.

 

Texto: Ana Lúcia Sousa e Dúlio Silva; Fotos: reprodução redes sociais

PUB