Maria Rueff já teve alta e revela que foi a filha que lhe salvou a vida

A atriz, de 47 anos, já está em casa, depois de ter passado vários dias nos Cuidados Intensivos devido a um enfarte do miocárdio.

30 Nov 2019 | 12:20
-A +A

Maria Rueff já teve alta do hospital de Santa Marta, em Lisboa, onde esteve internada nos Cuidados Intensivos, desde o dia 26 de novembro, na sequência de um enfarte do miocárdio. A atriz, de 47 anos, está em casa e voltou às redes sociais para contar como tudo se passou.

Num texto emotivo, Rueff agradece à filha, Laura, de 15 anos, e explica como a jovem lhe salvou a vida.

«Desde que nasceu que o meu coração lhe pertence, mas o que nunca pensei é que tivesse de ser ela a tratar dele. Na verdade, quando os primeiros sintomas de enfarte começaram, foi esta minha pequena/grande heroína, que ligou para o 112, explicou a situação, foi comigo na ambulância do INEM, sempre de mão dada na minha, para que eu não tivesse medo», começou por escrever.

«Eu a mãe/ adulta insegura, ela a filha com apenas 15 anos, cheia de maturidade (como a vida inverte por vezes os papéis!….). Esperou nas urgências em São José, com a maior serenidade, pelo electrocardiograma que confirmaria o pior: enfarte agudo do miocárdio. Nunca desanimando, viu que me transferiam para Santa Marta, onde desentupiria a coronária direita, acreditando sempre que eu sairia refeita do cateterisma», acrescentou.

Maria Rueff continua: «Sempre com um sorriso na cara, como se no fundo soubesse desde a primeira hora que o desfecho só podia ser feliz, talvez porque seja a única que me conhece por dentro. Afinal os nossos corações bateram juntos muito tempo…conhece-lhe muito bem a mecânica».

A atriz conta que foi a filha que avisou os mais próximos do que estava a acontecer: «Nem por um segundo deixou que me sentisse sozinha, chamou para ao pé de nós família e amigos. Nem por um segundo me olhou sem ser com compaixão e ternura. Não falhou a um único pedido meu. Sei que devo muito a todos os que me trataram, apoiaram, com mensagens , tentarei aos poucos agradecer todas) visitas e ações, mas a ti, meu Amor, devo a gratidão maior – a de me teres salvo literalmente a Vida! Agora que este meu coração irriga melhor, que seja só para te dar ainda mais AMOR, que tanto mereces, minha doce filha Laura».

Mensagens de amigos

Foram várias as mensagens deixadas a este texto de Maria Rueff, algumas das quais de figuras públicas. «Amor para sempre», escreveu Raquel Strada. «O amor maior», comentou José Raposo.

Susana Arrais também deixou uma mensagem à atriz: «Que corações bonitos os vossos. Linda Laura, grande Maria». E Paula Neves escreveu: «Estou a chorar Maria….bolas. Que provação difícil que passaste, que grandes mulheres que são vocês as duas e que lindas que são as tuas palavras de amor e reconhecimento. Beijo grande para as duas e muita força».

O que é um enfarte do miocárdio?

O enfarte do miocárdio é o nome técnico do chamado «ataque cardíaco». Tal acontece quando uma ou mais artérias que irrigam o coração ficam bloqueadas, fazendo com que o coração não receba sangue e oxigénio nas quantidades de que necessita. Nestas condições, as células da área do coração afetada morrem, explica o site da CUF.

Por isso, tal como aconteceu com Maria Rueff, a pessoa afetada tem de receber tratamento médico de imediato. Quando mais tempo passar, menores são as possibilidades de recuperação.

 

Leia ainda:
«Mulher de fibra»! João Baião mostra Maria Rueff em cama de hospital
Maria Rueff «comovida» com apoio. Hospital já se pronunciou sobre estado da atriz
«Deixa de fumar!» A mensagem de Goucha para Maria Rueff após atriz sofrer enfarte

 

Texto: Márcia Alves e Patrícia Correia Branco

PUB
Top