De elogios a Jair Bolsonaro e Donald Trump a ferozes ataques a figuras públicas como Marcelo Rebelo de Sousa e Salvador Sobral, Maria Vieira tem utilizado o Facebook para mostrar um lado que era desconhecido do grande público.
Maria Vieira foi convidada de Júlia Pinheiro na tarde desta quinta-feira, dia 28 de fevereiro. A atriz recordou um problema de saúde que em 2003 a colocou em risco de vida.
Veja mais: Maria Vieira comenta estreia de Manuela Moura Guedes
Numa fase posterior da entrevista, Júlia Pinheiro quis esclarecer o que leva a artista a escrever determinados posts, alguns deles com um tom mais agressivo, situação que Maria Vieira se negou a comentar. «Se me convidaste aqui para falar das polémicas do Facebook, eu não vou falar sobre isso» atirou a convidada da apresentadora. «Não estou zangada com nada. Eu não vou falar aqui sobre o Facebook, como já disse. Quem quiser ler o que eu escrevo no Facebook, a minha página é pública.» continuou a atriz, visivelmente agastada.
A apresentadora da SIC não desistiu de tentar perceber as atitudes da atriz, mas esta manteve-se na defensiva. «Há muita gente que se identifica com o que eu escrevo. A vida é assim (…) estamos sujeitas às críticas» referiu. Entretanto, Júlia «larga a bomba»: «És tu que escreves os teus posts?» – recorde-se que foram várias as ocasiões em que acusaram o marido de Maria Vieira de ser o autor das publicações – «Vou-te já dizer que eu acho isso tão sinistro. Eu já esclareci isso tantas vezes (…) é de uma maldade tão grande dizerem isso. Como é que é possível tanta maldade?» disse a comediante, fugindo à questão.
«Quando ela diz que não quer falar, está a dar-nos uma resposta»
Após o programa, Júlia Pinheiro reagiu, num vídeo publicado na sua página oficial de Facebook, à recusa de Maria Vieira falar sobre os seus posts. «A Maria Vieira é uma mulher com muito talento e que subitamente emerge nas redes sociais com uma aresta de uma forma muito caústica e muito ácida sobre certas matérias e muitas vezes sobre os próprios colegas», começa por dizer a apresentadora da SIC.
Veja mais: Maria Vieira chama «gordo» a Herman José
«Como viram, eu tentei várias vezes que ela me explicasse porque o faz. Por pura cortesia e porque tenho de tratar da melhor maneira os meus convidados, mesmo quando não concordo com eles, eu não insisti no momento em que percebi que a minha convidada não queria mais a contracena numa matéria em que todos temos muita curiosidade», acrescenta Júlia.
A apresentadora conclui, dizendo que «quando ela diz que não quer falar ela está a dar-nos uma resposta». «Temos de ler nesse ‘não’ tudo o que ela escreve, o que ela pensa e desconstruir, retirar daí os sinais e tirarmos as nossas próprias conclusões.»