Matilde Breyner recorda susto com o parto de Mia: “Ela nasceu sem respirar”

Matilde Breyner recordou o parto da filha Mia e o susto que viveu com a bebé. “O que é que me estava a acontecer?”, começou por recordar a atriz.

21 Fev 2024 | 17:36
-A +A

Matilde Breyner foi a convidada de Manuel Luís Goucha na tarde desta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, para falar desta nova vida como mãe de Mia, que nasceu a 8 de dezembro.

Leia ainda: Atriz já tem filha nos braços

A atriz, de 39 anos, recordou a conversa que teve com o apresentador a 10 de novembro de 2022, quando falou da perda da filha Zoe, aos seis meses de gravidez. “Foi a coisa mais certa que eu fiz na vida, dar aquela entrevista, porque eu representei essas mães todas, essas mulheres todas. Há mulheres que tiraram fotos com os filhos porque eu o fiz. Recebi uma mensagem de uma mulher que fez isto porque eu dei aquela entrevista”, começou por contar no programa da TVI, Goucha, recordando o momento logo após a entrevista: “Chego ao palco e esqueço tudo. É como se a entrevista ficou no camarim, eu fui para o palco, fiz a peça, cheguei a casa e chorei outra vez tudo o que tinha a chorar.”

“A manta veio comigo para o hospital quando a Mia nasceu”

“A manta de linho da Zoe está no meu armário, ao pé das minhas meias e eu olho para ela todos os dias. E veio comigo para o hospital quando a Mia nasceu. Não a embrulhei lá, achei que ia embrulhar, mas decidi escrever uma nova história, achei que a Mia merecia uma nova história, de fresco”, afirmou Matilde Breyner que disse que viu novamente as fotografias de Zoe antes de Mia nascer: “Quando a Mia nasceu achei-as iguais. Iguais. A Mia tem as pestanas mais escuras, a Zoe tinha umas pestanas loirinhas, mas muito parecidas.” 

Gravidez da Mia

A atriz soube que estava grávida muito cedo, com cerca de duas semanas, e apenas relaxou quando recebeu os resultaods de que estava tudo bem na gravidez.

“De repente eu vi a minha filha aqui no meio, no estúdio, a pensar que eu era igual, ela é muito mais pequenina do que eu era na altura, mas é uma emoção trazê-la para este mundo”, recordou Matilde Breyner, falando de quando levou a filha ao estúdio da TVI no Dança com as Estrelas .”Não sei se quero que ela seja atriz. Porque está profissão é muito instável, mas dá recompensas valiosíssimas”, acrescentou, afirmando que tinha a certeza absoluta que ia ter um rapaz: “Não estava pronta para ter uma menina. Foi um bocadinho voltar à Zoe, claro que não é substituir, porque a Zoe existiu e claro que nunca vai ser substituída.”

O susto do parto

“Estamos em casa e o Tiago disse que ia ao supermercado, eu fui com ele. Estamos a chegar à porta do supermercado e encontramos a Susana Arrais e ela abraça-me. Quando ela me abraça rebentaram-me as águas”, disse a atriz a relembrar o momento em que as águas lhe rebentaram.

“Quando chegamos ao hospital, abre-me a porta o enfermeiro da triagem que olha para o Tiago e diz ‘Eu tive com vocês na maternidade Alfredo da Costa, eu fiz o parto da vossa filha’. Manel, caiu-me tudo. Era o enfermeiro que fez o parto da Zoe. Como é que um enfermeiro da MAC estava no Hospital da Luz naquela noite e nos abre a porta? Eu a partir dali eu senti que a minha filha estava ali comigo”, recordou emocionada.

Durante o parto, Matilde Breyner começou a perder a força e sentiu que não estava a correr tudo bem. Depois, Mia nasceu, porém, levaram-na da sala, o que deixou a atriz em pânico. “Eu sabia que não me ia acontecer outra vez, mas o que é que me estava a acontecer?”, começou por recordar. “Ela nasceu sem respirar, teve que ser reanimada durante sete minutos. Sete minutos sem ouvires um bebé chorar é uma eternidade, é uma hora na tua cabeça”, revelou, dizendo que o médico achou que teve um descolamento da placenta mesmo antes de Mia nascer.

“Depois oiço-a a chorar e a médica meteu-a ao pé de mim e disse que a ia levar para a Neonatologia mas para eu me despedir dela. E eu disse-lhe ‘Mia, está aqui a mãe’. Nesse segundo ela enche os pulmões de ar, desata num pranto, como nunca mais a ouvi chorar”, recordou com um sorriso.

Veja também: Atriz revela que tarefa Tiago Felizardo faz com a filha

Texto: Redação TV 7 Dias
Fotos: Redes sociais
PUB