Depois de uma passagem pela SIC, na novela Por Ti e na série O Clube para a OPTO, Matilde Reymão voltou à TVI, onde deu os primeiros passos na representação e é agora a protagonista da próxima trama do canal. “A Cacau é uma super heroína, a quantidade de coisas que ela tem de passar é mesmo de uma super heroína. Gosto muito dela, identifico-me muito com a personagem mas ela é um bocadinho mais fria, eu sou mais calorosa, apesar de ser um bocadinho bichinho do mato”, revela. Apesar de rendida ao projeto, a decisão não foi imediata. “Não me arrependo de nada. Ponderei porque tinha duas propostas, mas este projeto inovador fez-me aceitar. Tenho trabalhado muito e isso fez-me chegar aqui. Estou muito feliz.”
A atriz faz um balanço muito positivo deste arranque de projeto e salienta: “Estou rodeada das pessoas certas. As gravações estão a correr muito bem. Tive a sorte de cair num projeto que além de ser inovador, tem colegas que trazem ideias do Brasil, tem um elenco fantástico, é uma volta a casa, à TVI. Tem-me parecido leve mas sei que vai intensificar. Tenho cenas muito duras. Há uns dias mais difíceis que outros mas tem sido muito bom”, conta, adiantando ainda: “Ontem por exemplo cheguei a casa com os olhos em sangue. Tenho lá pessoas em casa e cheguei com os olhos vermelhos e ficaram todos a olhar para mim. Mas é-me fácil sair da Cacau, claro que tenho que puxar a emoção e o esforço físico deixam marcas no dia seguinte. Ontem tive um dia com cenas muito difíceis e é claro que hoje o corpo se esta a ressentir. Gosto de dar veracidade às coisas.”
“Ele é incrível. É maravilhoso”
Grande parte das suas cenas passam-se no Brasil e mesmo antes de começar as filmagens a atriz viajou até terras de Vera Cruz para se preparar. “Fui um mês antes. Fiz um curso lá. A Cacau fala português de Portugal mas para me ambientar fiz lá a preparação. Os ensaios em conjunto também ajudaram muito a construir a personagem e é claro que acabamos por meter um bocadinho de nos na personagem. Do que já vi estou muito orgulhosa.”
No passado dia 12, Matilde Reymão e alguns colegas viajaram novamente para o Brasil. “Eu gravo muito no Brasil, mas estou super ansiosa. Estou a fazer isto há dois meses e ainda não tive a oportunidade de ir à Baía, à fazenda e conhecer aqueles décores. Nós até vamos uns dias mais cedo para ter essa oportunidade, de ter o contacto com a terra, com o cacau, de aprender como as coisas se fazem”, contou antes de embarcar.
A atriz mantém uma relação há quatro anos com o surfista Nic von Rupp e conta com a ajuda do companheiro para estudar as “falas” para a novela. “Ele é incrível. É maravilhoso, super companheiro, prepara-me o jantar quando chego cansada o que dá muito jeito, estuda textos comigo quando eu preciso. Ele oferece-se desde o início, ele também é uma estrela e adora, dá-me as contracenas e tem jeito. Se não fosse surfista era ator de certeza. Tem sido ótimo”, conclui, de sorriso no rosto.
Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt) Fotos: Nuno Moreira