De mal a pior: Meghan e Harry dão nega à rainha e passam Natal longe da família real

Os duques de Sussex estão cada vez mais afastados da restante família real britânica. Harry e Meghan não vão passar o Natal em Sandringham, quebrando uma tradição com décadas.

14 Nov 2019 | 15:30
-A +A

O Natal do núcleo duro da família real britânica é habitualmente passado em Sandringham, no condado de Norfolk. A rainha Isabel II, filhos e netos surgem em público no dia 25, para a habitual fotografia no caminho para a cerimónia religiosa.

No próximo Natal, tudo vai ser igual… mas com a ausência de três pessoas: Meghan, Harry e Archie. Os duques de Sussex não vão passar a quadra festiva com a rainha Isabel II, preferindo celebrar o primeiro Natal do filho, atualmente com seis meses, em casa e na companhia da mãe de Meghan, Doria Ragland. O dia de Natal será provavelmente passado na casa do casal, Frogmore Cottage. Meghan e Harry iniciam agora uma pausa de seis semanas nas atividades oficiais.

A decisão do casal foi comunicada esta quinta-feira, 14 de novembro, curiosamente o mesmo dia do 71º aniversário do avô paterno de Archie, o príncipe Carlos. De acordo com o Daily Mail, a rainha Isabel II apoiou a decisão do neto mas só teve conhecimento desta esta quarta-feira, 13 de novembro. Harry terá ligado para o palácio de Buckingham a declinar o convite da avó.

Embora não seja uma falta inédita – William e Kate também o fizeram duas vezes desde 2012 – um especialista em assuntos de realeza afirma ao Daily Mail que esta, sem dúvida, «uma afronta à rainha e ao resto da família».

«Se Meghan e Harry quisessem remediar este afastamento, apareceriam em Sandringham. É lamentável mas parece haver ali um problema que só tem tendência para piorar», diz Phil Dampier, autor do livro Royally Suited: Harry and Meghan In Their Own Words.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: Reuters

 

Veja também:
Discussão acesa! Meghan Markle bate com a porta e leva o filho atrás
Goucha e o beijo ao filho do príncipe Harry. «Desfiz a barba para não o picar!»

PUB
Top