A queda de um anjo na noite mais fria do futebol: Miklos Fehér morreu há 16 anos

25 de janeiro de 2004. Uma noite chuvosa em Guimarães. Na recta final do Vitória-Benfica, um homem jaz no chão. O futebolista Miklos Fehér morreu há 16 anos.

25 Jan 2020 | 12:18
-A +A

O país acompanhou em suspenso aqueles minutos de uma noite fria de janeiro. Jogava-se o Vitória de Guimarães – Benfica na cidade-berço. Aos 92 minutos de jogo, o momento mais arrepiante da história do futebol português: o futebolista húngaro Miklos Fehér caía no relvado, inanimado.

Fehér sofreu uma paragem cardiorrespiratória. Ainda foi transportado para o hospital mas o coração não resistiu. A causa de morte: fibrilação ventricular resultante de uma cardiomiopatia hipertrófica.

Ricardo Espírito Santo era o realizador de serviço dessa partida e foi ele que tomou a decisão de mudar de imediato o plano para que o país não assistisse àquelas imagens trágicas. «Foi o caso mais difícil que tive na minha vida profissional. Já estive noutras situações complicadas, em Moçambique, por exemplo, em Angola. Estou habituado a conviver com essas misérias todas, mas nunca fiquei impressionado assim», disse, em fevereiro de 2004, ao Correio da Manhã.

Orsi Fehér recorda irmão

 

Os anos passam mas a dor não abranda. Orsi Fehér, irmã do futebolista, partilhou nas redes sociais vários stories onde recorda o irmão. Num deles, uma música dos Maroon 5 que fala de saudade: «houve uma altura, eu lembro-me, em que eu não conhecia a dor, quando eu acreditava que tudo iria ficar igual para sempre. Agora, o meu coração parece dezembro, quando alguém diz o teu nome».

No ano passado, aquando o 15º aniversário lutuoso do irmão, Orsi Fehér também deixou uma mensagem nas redes sociais. A irmã do futebolista, que viveu vários anos em Portugal e foi apresentadora do Fama Show, recordou Miki, como era carinhosamente tratado.

 

View this post on Instagram

 

“Engem a futball megtanított győzni és veszíteni, és hogy a boldogság mindig legyőzi a szomorúságot, és a gól maga a boldogság, a gyógyír minden addig kihagyott helyzetre!” Fehér Miklós “Football has taught me to win and lose, and that happiness is always overcomes sadness and that the goal is happiness itself, the remedy for any missed situation”… Fehé Miklós The truth is that ylu will grieve forever, you will never get over the loss of your loved ones! Our loss is going to be our loss forever. May be in times we not expressing our feelings, but it’s there, and it will stay forever. You will never understand it till you are not there personally. Nyugodj békében, descansa em paz! See you!! Még találkozunk! ❤️👫👨‍👩‍👧‍👦@slbenfica @sportingclubedebraga @fcporto #missingyou

A post shared by Orsi Fehér ♎️🇭🇺 (@orsyfeher) on

«A verdade é que vamos sofrer para sempre, nunca superamos a perda dos entes queridos! A nossa perda será a nossa perda para sempre. Podem haver tempos em que não expressamos os nossos sentimentos, mas está lá. E permanecerá para sempre. Nunca vamos entender até que tu já não estejas lá pessoalmente. Descansa em paz», escreveu Orsi.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: DR

 

Veja mais:
Jogador de futebol morre em campo
Jogador de futebol morre em campo e lembra Fehér

PUB
Top