Ministra da Cultura revela para quando está prevista a abertura de salas de espetáculos

Graça Fonseca esteve à conversa com Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves e explicou por que razão cancelou o TV Fest e referiu ainda quando serão reabertos os teatros e as salas de espetáculo.

17 Abr 2020 | 9:21
-A +A

Graça Fonseca foi esta quinta-feira, 16 de abril, uma das convidadas de Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves, no 5 para a Meia Noite, tal como o alfaiate Paulo Battista e o futebolista Ricardo Quaresma.

O programa, que é gravado a partir de casa e em videochamada, abordou alguns temas nomeadamente o festival televisivo TV Fest, que pretendia reunir alguns artistas do mundo da música mas que acabou por ser cancelado. A razão? A Ministra da Cultura explica-a.

«Foi suspenso por uma razão: este projeto destinava-se, única e exclusivamente, ao setor da música. O setor da música, muito prontamente, reagiu com críticas. Não faz sentido prosseguir com um projeto quando o próprio setor para o qual se dirige não o entende e não o quer», revelou.

O principal objetivo deste tipo de iniciativa era levar a música portuguesa às casas das pessoas e que, os artistas e técnicos que dele fizessem parte, pudessem ser pagos por isso.

«Entre 12 músicos que já tinham aderido ao movimento, estavam incluídas 74 pessoas de equipas técnicas, que também iam ser pagas pelo trabalho. O que quisémos foi dizer que, quando um artista, um músico entra na casa das pessoas ele possa ser pago por isso», referiu.

A Ministra da Cultura acabou mesmo por ser questionada pelas apresentadores sobre o que mudaria ou dizia a ela mesma quanto à ideia que surgiu de criar o TV Fest. «Dizia para pensar duas vezes antes de inovar em excesso», afirmou.

 

«Qual é a previsão para abrir teatros e salas de espetáculos?»

Quanto à instabilidade que se vive, muito em parte no setor do espetáculo – com artistas das várias áreas a referirem cancelamento de espetáculos -, a questão que se coloca é a seguinte: Qual é a previsão para abrir teatros e salas de espetáculos?

«Não existe previsão, neste momento é impossível fazermos [uma previsão]. Há algo que eu posso dizer que gostaria: que o verão deste ano seja um verão em que consigamos dar alegria às pessoas. E não há nada no mundo tão bom como a cultura. E esse é um desejo que temos», confidencia.

Para a Ministra da Cultura é importante «dar esperança às pessoas» e, no que toca à cultura, fazer os possíveis para que as pessoas recuperem a alegria e o sentimento que vivem ao poder assistir a variadas formas de cultura presentes no nosso dia-a-dia, e que agora estão suspensas.

Contudo, tanto as apresentadoras como Graça Fonseca não deixaram de referir a desconfiança que ainda vai estar bem presente, quando tudo voltar ao normal.

«Vai haver não é desconfiança é receio das pessoas. Nós neste momento estamos a viver em espírito de sobrevivência e quando o ser humano vive em espírito de sobrevivência acumula receios», afirmou.

Texto: Marisa Simões; Fotos: DR

 

Leia ainda:
Leandro contra TV Fest : «Há uma revolta da parte do mundo do espetáculo» (vídeo)

 

ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 –  Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB