Isto promete! Ministra da Cultura vai ao 5 Para a Meia-Noite

Graça Fonseca é uma das convidadas do próximo 5 Para a Meia-Noite. Graça Fonseca esteve recentemente envolvida em polémica, após ter lançado o TV Fest, entretanto cancelado.

15 Abr 2020 | 18:56
-A +A

Graça Fonseca vai estar esta quinta-feira, 16 de abril, no 5 Para a Meia-Noite. À distância, claro, uma vez que o talk show conduzido por Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves tem sido feito a partir das casas das apresentadoras e com recurso a videochamada desde o início do estado de emergência nacional.

A ministra da Cultura deverá certamente responder a dúvidas que todos os portugueses e, em particular, os profissionais ligados à área do espectáculo têm num momento tão difícil para a economia do país. Recorde-se que o ministério liderado por Graça Fonseca viu-se obrigado a cancelar o TV Fest, um festival de música que iria ser transmitido na RTP e para o qual tinha sido mobilizado um milhão de euros.

Verba de festival cancelado canalizada para o setor

O TV Fest tinha como lógica o convite de músico para músico. Ou seja, Fernando Tordo, Marisa Liz, Ricardo Ribeiro e Rita Guerra foram os artistas inicialmente escolhidos e, a estes, caberia depois escolher os músicos seguintes a atuar e assim sucessivamente, ao longo de um mês.

Uma petição assinada por mais de 20 mil pessoas exigiu o cancelamento do TV Fest, argumentando que a lógica de funcionamento do mesmo «anula o trabalho invisível de mediação, pensamento e criação de experiência entre públicos e artistas». Ou seja, noutros termos, excluía da equação (e do bolo de um milhão de euros) profissões determinantes no meio artístico como técnicos, agentes, escritores.

O ministério da Cultura acabou por anunciar, a 9 de abril, o cancelamento do TV Fest e, esta quarta-feira, Graça Fonseca anunciou que a verba que seria destinada ao festival vai ser canalizada para o orçamento do ministério.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: redes sociais e Arquivo Impala

 

Veja mais:
Leandro contra TV Fest : «Há uma revolta da parte do mundo do espetáculo» (vídeo)
Filomena revela convite da TVI e diz que esteve para não voltar ao 5 Para a Meia-Noite

PUB