Mistério revelado em “Rua das Flores”: Foi Jasmim quem roubou o caderno

Desde o primeiro episódio que os moradores da “Rua das Flores” vivem em sobressalto com o desaparecimento do caderno dos segredos de D. Tília.

10 Jun 2022 | 13:20
-A +A

Em breve, Tília (Ana Bola) pressiona Marcolino (Nuno Pardal) para que este encontre o caderno. Ele defende que não é fácil, mas ela insiste que ele precisa fazer milagres. Marcolino acaba por confessar que tem um plano, que não pode desvendar, e que o vai levar a descobrir muita coisa. E a verdade é que vai ser bem sucedido, pois as câmaras de vigilância que colocou resolvem o mistério.

Dias depois, Marcolino, na salinha de Tília, tenta pôr leitor de VHS a funcionar. Insere a cassete e fica a ver imagens meio desfocadas e com riscos. Sabe que é desta que fica a saber quem lhe bateu e quem esconde os segredos. O detetive não consegue lutar contra o sono, quando se apercebe de algo e desperta. Vê nas imagens Jasmim (Eduardo Madeira) a distribuir os panfletos e fica perplexo.

Mais tarde, Marcolino, a sós com Jasmim tenta intimidá-lo e diz que já sabe a verdade. Este diz que não sabe do que ele está a falar e o detetive afirma que a madrinha não vai gostar de saber que foi ele quem roubou o caderno e ele pode não contar, se Jasmim o devolver. Este fica sem reação.

 

Ainda em “Rua das Flores”

 

Pouco depois, entram na arrecadação. Primeiro Jasmim tenta negar ter o caderno. Marcolino não acredita e Jasmim diz que agora não consegue abrir o esconderijo. O detetive insiste que sabe tudo. Jasmim acaba por confessar: “Fui eu que roubei o caderno da madrinha.” De seguida, abre o esconderijo para tirar o caderno e fica em choque ao ver que desapareceu. Marcolino a troçar de Jasmim, por achar que ele está a tentar enganá-lo. Percebe que desespero que Jasmim é real. O caderno desapareceu outra vez. Marcolino pergunta se Jasmim acha que alguém desconfiou dele ter o caderno. Ele lembra-se que só Marcolino é que desconfiou e começa a exigir o caderno de volta. Aperta-lhe os colarinhos. O detetive afirma que também sabe que foi Jasmim que lhe bateu na cabeça, durante a investigação. Começa a ficar sem ar e Jasmim solta-o. Ficam ambos em pânico ao perceber que há um novo ladrão.

 

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação TVI

 

 (artigo originalmente publicado na edição nº 1838 da TV 7 Dias)

PUB