MORREU Helena Ramos, apresentadora da RTP

A notícia foi avançada pela RTP. Tinha 64 anos e não terá sobrevivido a um cancro. Júlio Isidro revela que Helena trabalhou até ao fim da sua vida. Familiares e amigos lamentam a perda.

01 Nov 2018 | 14:29
-A +A

A apresentadora Helena Ramos morreu aos 64 anos. A notícia está a ser avançada pela RTP Memória na sua página de Facebook. «Para sempre, nossa Helena ramos, 1954-2018», lê-se.

Júlio Isidro, colega e amigo desde sempre, conta que a apresentadora sofreu a doença em silêncio, até entre portas, e que trabalhou até ao fim. «Guardou a sua dor, a sua doença, durante quatro ou cinco anos na RTP. Nunca ninguém lhe perguntou se estava melhorzinha. Eu só dei pela ausência dela porque temos a rubrica O Tributo. Há dois dias comentei com a minha mulher a ausência dela porque a Maria João Tinha feito dois seguidos, momento que alternava com a Maria Helena. E aconteceu o pior», afirma Júlio Isidro, colega e amigo desde sempre.

O velório decorre esta quinta-feira, a partir das 17h30, na igreja da Luz, em Lisboa, avança o “Jornal de Notícias”. O funeral será em Sever do Vouga, terra natal da apresentadora, na sexta-feira.

A carreira televisiva

Helena Ramos começou a sua carreira como locutora de continuidade, mas fez de tudo um pouco em televisão. Em 1993 conduziu o talk show Jogo das  Damas e foi uma das caras de Canal Aberto, em 1996.

A apresentadora conduziu também o Boa Tarde, em 2000, Os Vencedores, em 2002 e ao longo da carreira foi pivot de programas de Carnaval, Marchas Populares, do Natal dos Hospitais e do Festival da Canção. Foi também cara do Totoloto e do Toto-Sorteio.

Fez parte da comissão instaladora da RTP Memória, em 2004 e em 2005 apresentou O Melhor de Nós, um programa transmitido na RTPN e na RTP Internacional. Na RTP Memória apresentou vários programas, tais como Cartaz de Memórias e Há Conversa.

Texto: Ana Lúcia Sousa e Luís Martins
Fotografias: Arquivo Impala e DR

PUB