Na barra do tribunal: Margarida Vila-Nova foi a “várias sessões” judiciais para papel

Margarida Vila-Nova está de volta ao ecrã na série da RTP1 “Causa Própria”. A atriz revela que, para se preparar para esta juíza com um drama familiar, acompanhou várias sessões em tribunal.

27 Jun 2021 | 14:40
-A +A

Margarida Vila-Nova está de regresso à ficção na pele da juíza Ana, em “Causa Própria”, na RTP1, depois de ter dado vida a Vera, em “O Clube”, na série da OPTO SIC. Da autoria de Edgar Medina e Rui Cardoso Martins, esta história original, de sete episódios, gira em torno da sua personagem e do seu filho, que se vê envolvido num processo judicial, que acaba por abalar os seus valores.

Sobre este desafio que agora tem em mãos, a atriz explica: “É muito interessante quando as personagens nos trazem para um universo que desconhecemos e que não nos é tão próximo e, neste caso, a Justiça está na ordem do dia. A ação decorre numa cidade pequena da província, onde a minha personagem cresceu. Ela tem uma relação próxima com a população e a cada episódio vai julgando os mais diversos casos, até que a terra é ensombrada por um homicídio e ela vê o seu filho envolvido num processo judicial. Ela é uma mulher que se pauta pela Justiça, é firme e correta, mas este momento vem mostrar a sua fragilidade”.

Durante uma pausa das gravações a que a TV 7 Dias assistiu, no passado dia 9 de junho, no Hotel Grande Real Villa Itália, Margarida Vila-Nova revela como se preparou para este papel: “Vi vários filmes, entre policiais, filmes de ação, de mulheres protagonistas com perfil semelhante, não necessariamente de juízas. Fui acompanhando várias sessões em tribunal no Campus da Justiça. Depois, é interessante ver o outro lado e como funciona um processo, uma audiência, um julgamento, instruir um processo.”

Apesar de estar de volta ao set de rodagens, a atriz tenta ver sempre “o lado construtivo” dos problemas que surgem e, por isso mesmo, apesar de todas as medidas de prevenção que tem tomado, prefere “fazer parte da mudança a ficar refém de uma pandemia”.

Quanto a férias, Margarida Vila-Nova vai passear pelo País com a família. “É importante parar e recarregar baterias. Respirar”, tece, sublinhando: “Ainda não sei para onde vou. Temos de ter alguma prudência neste momento, mas temos um País lindíssimo e qualquer destino em Portugal é bom para descansar.”

 

Margarida Vila-Nova passa aniversário entre gravações

 

No passado dia 6 de junho, Margarida Vila-Nova celebrou 38 anos. Em gravações, a atriz passou o seu dia rodeada de colegas, que não deixaram passar a data em claro. “Foi um dia bem passado, a filmar junto de uma equipa incrível, que tornou o meu dia mais feliz”, conta, acrescentando: “É um dia como os outros, que só assinala o início de um novo ciclo.”

 

Texto: Telma Santos (telma.santos@impala.pt); Fotos: Divulgação RTP

 

(artigo originalmente publicado na edição nº 1788 da TV 7 Dias)

PUB