Guillaume Lalung já habituou os seus seguidores a vídeos divertidos, onde surge com o filho, Lonô e com a namorada, Rita Pereira. Mas, este domingo à noite, enquanto via a estrela da TVI na estreia da quinta temporada de Dança com as Estrelas, Lalung adotou um tom mais sério e manifestou a sua solidariedade para com o compatriota Moussa Marega.
«Vergonha! O árbitro tem de parar o jogo. Ou melhor, todos os jogadores têm de sair do campo, reagir de firma unificada e solidária. Assim, a FIFA vai tomar decisões importantes para mudar esta situação», escreveu o namorado de Rita Pereira durante o Vitória de Guimarães- FC Porto, que Marega abandonou aos 71 minutos, depois de vários adeptos dirigirem insultos racistas ao francês.
Lalung vai mais longe, revelando que também é alvo deste tipo de comentários. «Todas as semanas recebo mensagens racistas no meu Facebook ou Instagram… mas no campo, pavilhões ou estádio de futebol é muito pior!», escreve ainda o namorado de Rita Pereira. Guillaume Lalung, cuja família é originária da ilha caribenha da Martinica, indigna-se também contra o exemplo que estes comportamentos representam para as novas gerações.
«Os nossos filhos são testemunhas da estupidez e podem reproduzir estes factos sem saber o porquê! Não é aceitável… Haverá sempre ignorantes neste mundo, o importante é fechar as portas para evitar que se propaguem. Não ao racismo», termina o companheiro de Rita Pereira.
Mundo do futebol solidário com Marega
Futebolistas e ex-glórias do futebol têm, desde ontem, manifestado a sua solidariedade para com o francês. Ricardo Quaresma manifestou o seu apoio para com o colega e contou que também já foi alvo do mesmo tipo de comentários. «Também eu já fui várias vezes vítima de racismo dentro e fora de campo. A cor da pele ou a raça do jogador não podem ser argumentos para ofender e tentar desconcentrar um jogador de futebol. O mesmo se aplica fora de campo. O racismo não pode ter lugar na nossa sociedade é um crime que deve ser punido», escreveu o futebolista português.
Qualquer ato de racismo é condenável, seja ele dentro ou fora de um campo de futebol. Força Marega #NoToRacism
— Adrien Silva (@adrien_silva23) February 16, 2020
Adrien Silva também comentou o caso. «Qualquer ato de racismo é condenável, seja ele dentro ou fora de um campo de futebol».
Da política ao futebol, passando pelo mundo das celebridades, o caso Marega está a gerar uma discussão sem precedentes em Portugal. Ou não fosse esta a primeira vez, apesar das inúmeras vezes em que o racismo foi cântico nos estádio de futebol, que um jogador decidiu não aceitar os insultos e abandonar os relvados.
Texto: Raquel Costa | Fotos: redes sociais e Reuters
Veja mais:
Caso Marega: Bento Rodrigues faz abertura de Primeiro Jornal épica
Todos com Marega: condenação a insultos racistas move o país e até Marcelo já falou