“Não aceito este elogio”: Catarina Furtado reage a críticas de corpo de Cristina Ferreira

Catarina Furtado não ficou calada perante a mais recente polémica em que um jornalista criticou e comparou os corpos de Cristina Ferreira e de Maria Botelho Moniz com o de outras apresentadoras.

03 Abr 2023 | 9:51
-A +A

Catarina Furtado repudiou as palavras de Alexandre Pais, jornalista que escreveu uma crónica do “Correio da Manhã” em que criticou o “peso” de Maria Botelho Moniz e os braços “flácidos” de Cristina Ferreira, chegando a compará-las a outras apresentadoras televisivas como Catarina Furtado e Sónia Araújo.

“Que olhe para Catarina Furtado e Sónia Araújo, que na RTP são exemplos de cuidado e inteligência”, disse o jornalista a Cristina Ferreira. A ‘patroa’ da TVI não se ficou e partilhou vários stories nas redes sociais em que mostrou-se incomodada e revoltada com estas palavras, descrevendo o texto como “inqualificável” e que, inclusivamente, “merece atenção judicial”.

Também Catarina Furtado já reagiu nas redes sociais, com choque. “Acabei de receber uma mensagem com uma crónica de Alexandre Pais sobre a Maria Botelho Moniz e a Cristina Ferreira. Fiquei incrédula!”, começou por dizer. “Por várias razões e uma delas tem a ver exatamente com o facto de todas nós (e as que não são figuras públicas terem uma pressão ainda maior) crescermos a querer corresponder a um padrão de beleza ou elegância. Este texto é inadequado e ofensivo e carrega ainda mais nesse botão doentio de uma exigência que acabamos por vestir”, acrescentou.

“Não gosto de comparações quando têm a ver com o exterior”

“Não nego que gosto de receber elogios (e também não nego que tenho uma relação, até agora, amigável com o meu corpo que herdei dos meus tempos de bailarina) mas não gosto de comparações quando têm a ver com o exterior. Aliás, detesto! (…) É possível comparar maneiras de trabalhar, opções de carreira, frases proferidas, personalidades, gostos e até talento”. “Mas misturar inteligência com dietas (ou até questões de saúde) não faz qualquer sentido! É só pouco inteligente”.

O que disse Alexandre Pais

Alexandre Pais está debaixo de fogo depois de ter falado de Cristina Ferreira e Maria Botelho Moniz na sua crónica “Antena Paranóica” , do jornal “Correio da Manhã”. O jornalista disse que a apresentadora de “Dois às 10” estava a desperdiçar oportunidades, descrevendo-a como “mulher simpática mas robusta, com tendência para aumentar de peso e raramente usando roupa adequada às suas características”. “Maria devia concentrar nesse problema, de resolução difícil, o que ele exige: disciplina e capacidade de sacrifício, muito sacrifício“.

“Não estará na melhor estação para isso. Basta ver como nas ‘galas’ de domingo a sua diretora, de mangas a cava, exibe – e ergue em vez de proteger – os braços tomados pela flacidez do tempo e da falta de ginásio. Que olhe para Catarina Furtado e Sónia Araújo, que na RTP são exemplos de cuidado e inteligência”, acrescentou.

Texto: Inês Borges; Fotos: DR

PUB