“Não gostava nada de mim”: Anabela Moreira orgulhosa dos seus 46 anos

Se pudesse voltar atrás, a atriz garante que não o faria e mostra-se feliz com a mulher que é hoje após um trajeto “muito duro”. Fala ainda da personagem que assume em “O Segredo”.

15 Out 2022 | 8:00
-A +A

Aos 46 anos, Anabela Moreira tem um novo desafio em mãos: fazer uma novela. “O Segredo” marca a estreia da atriz neste género de ficção, algo que está a agradá-la. “Já tinha tido um convite, mas não pude aceitar”, começa por dizer, explicando: “Tal como a minha agente me aconselhou, estava na altura certa de vir para este espaço e de poder entrar todos os dias na casa de alguém. Isso, de certa forma, fascinou-me. É uma linguagem diferente, mas penso que, como uma mulher de força, que espero vir a ser cada vez mais, estava na altura de vir experimentar este registo.”

Não é por acaso que Anabela Moreira fala sobre ser uma “mulher de força”, já que é dessa forma que apresenta a personagem que encarna na nova trama da SIC. Casada com César (Pedro Laginha) e mãe de Nelson (João Jesus) e Mário (Filipe Matos), Sílvia é uma mulher muito resolvida, sabe o homem que tem em casa e está com ele há 30 anos. Ela tomou uma determinada direção na vida, tomou decisões e não as coloca em causa. Dá a vida pelas escolhas dela, pelos amigos… É uma mulher de força, que não gosta sequer de ficar a pensar muito tempo a pensar nos problemas. Ela é uma mulher de soluções.”

No seu caso, Anabela Moreira diz ter descoberto com o tempo ser uma mulher de força. “Vamos todos descobrindo que somos muito mais fortes do que aquilo que pensamos”, analisa, garantindo que não trocava a sua idade por outra. Gosto muito de ter a idade que tenho. Às vezes, brincam e dizem-me: ‘Ai, não, tens 30 e tal…’ Eu digo: ‘Não façam isso, porque tenho 46 anos e tenho muito prazer em ter 46’. E mais: não voltaria aos 30, não voltaria aos 20… Agora, sei quem sou e sinto-me melhor na minha pele. Não voltaria atrás nem que me dessem logo no início tudo o que eu poderia desejar. Foi muito duro – todas as vidas têm momentos difíceis e duros. Eu não gostava nada de mim”, assume. Para passar a gostar dela, a atriz deixou “de querer ser outra coisa que não seja” ela mesma. “Não trocaria a minha pessoa por outra pessoa. Passou a ser um exercício de mim para comigo própria. Vamos aprendendo que nem sempre a opinião ou o olhar do outro nos valida ou nos diz alguma coisa sobre a verdade de quem somos. A partir desse momento, começamos a ser a nossa própria baliza. Já nos aceitamos com a nossa natureza. Esse percurso é tão bonito que eu não voltaria atrás”, avalia.

Rececionista do parque de campismo e integrante da associação dos moradores do parque de campismo, Sílvia é uma mulher por quem Anabela Moreira nutre um carinho especial.Desejo construir em mim algumas características dela. Gosto muito dela e gosto muito de sentir a energia dela”, remata.

Texto: Dúlio Silva (dulio.silva@worldimpalanet.com); Fotos: DR

PUB