“Não se calem”: Conceição Queiroz alvo de novo ataque racista em reportagem para a TVI

Conceição Queiroz foi novamente insultada por um anónimo enquanto fazia uma reportagem para a TVI. Nas redes sociais, a jornalista expôs o novo ataque racista de que foi alvo.

29 Mai 2021 | 12:41
-A +A

Conceição Queiroz afirmou que foi novamente “alvo de um relato altamente ofensivo e racista em plena via pública”. Através de uma publicação partilhada nas redes sociais, a jornalista da TVI frisou que esta é a segunda vez em que, no mês de maio, é insultada por alguém enquanto trabalha.

“Ver de perto quem te insulta virtualmente é decadente. Mais uma vez (a segunda neste mês de maio), fui alvo de um relato altamente ofensivo e racista em plena via pública, enquanto trabalhava. De microfone na mão. Sei que o mundo adoeceu, mas jamais calarei estas situações. Não desisto de nós. Denunciem sem medo!”, escreveu a profissional da TVI na legenda de um vídeo.

 

Conceição Queiroz: “Ainda tentou reagir, eu não permiti que ele falasse”

 

Nas imagens divulgadas, é possível ouvir o relato da jornalista. “Desta vez, não estava em direto, também não ficou filmado, mas eu estava a trabalhar, a fazer entrevistas, a falar com várias pessoas”, recordou Conceição Queiroz, depois de confidenciar que ter-se-á cruzado com um indivíduo que pertence ao leque de pessoas que a insulta nas redes sociais.

A jornalista aproximou-se da pessoa em causa e disse: “‘É o senhor? Uma daquelas pessoas que me insulta? Que promete bater, promete matar nas redes sociais? Então, agora que estamos frente a frente, que mais tem a dizer?'”, contou. “Eu nunca vi nada assim”, acrescentou, de imediato, para depois explicar: “Ele ficou tão assustado… Ainda tentou reagir, eu não permiti que ele falasse (…) e disse tudo aquilo que eu tinha para dizer, com muita classe”.

“Incrível como consegui sentir o medo que ele sentiu”, disse ainda Conceição Queiroz. E salientou que estar atrás de um teclado é muito fácil. O mesmo não acontece quando tudo acontece cara a cara.

“Não se calem, denunciem. Esta situação que acaba de acontecer comigo será mais uma denuncia, além daquela que já fiz e que está a ser investigada. Não vou deixar passar em branco. Esta prática é crime”, apelou.

 

Veja o vídeo completo da denúncia de Conceição Queiroz:

 

 

Conceição Queiroz foi ameaçada em direto na TVI24

 

A primeira vez em que, no presente mês, Conceição Queiroz foi alvo de um ataque racista aconteceu no dia 3. A jornalista estava em reportagem, em direto para a TVI24, quando foi ameaçada por um casal em plena luz do. A repórter tentava perceber junto dos portugueses como está a ser o desconfinamento e, nessa altura, uma mulher insultou-a.

Conceição Queiroz questionava uma transeunte sobre o regresso à “normalidade” depois do levantamento da maioria das restrições que estavam em vigor devido à pandemia da COVID-19. A mulher provocou a jornalista, que prontamente avisou: “Estamos a trabalhar”. Os insultos continuaram, com Conceição Queiroz a ter de agir.

 

Veja tudo aqui.

 

Texto: Márcia Alves; Fotos: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

PUB
Top