“Não tenho idade para ter medo”: Alexandre Pais defende-se após polémica com Cristina

Alexandre Pais já quebrou o silêncio depois de ter escrito uma crónica que tem dado que falar e de Cristina Ferreira o ter arrasado. “Não tenho preconceitos nem ódios de estimação”, diz o jornalista.

03 Abr 2023 | 10:48
-A +A

Alexandre Pais, jornalista e autor da crónica do “Correio da Manhã” que tem dado que falar pelos piores motivos, já veio a público reagir às críticas que tem recebido. O comunicador está debaixo de fogo depois de ter tecido críticas ao aspecto físico de Maria Botelho Moniz e de Cristina Ferreira, sendo que a ‘patroa’ da TVI reagiu com revolta, descrevendo o texto como “inqualificável” e que, inclusivamente, “merece atenção judicial”.

“Não critico pessoas, apenas exprimo a minha opinião sobre o que as vejo fazer enquanto profissionais de televisão. Cristina Ferreira, como outros, tem todo o direito de escolher a imagem com que se apresenta, mas isso em televisão paga-se com audiências. E é o que entendo ser uma falta de cuidado perante essa fragilidade, que critico, nada mais”, começou por se defender ao ‘Correio da Manhã’.

“Aliás, não tenho preconceitos nem ódios de estimação, nem idade para ter medo”, completou.

O que disse Alexandre Pais

“Esteve há pouco de férias a apresentadora que se diz ter o lugar em risco na TVI – desde logo porque é a praia, talvez a única, em que Cristina Ferreira poderá voltar a ser feliz. Mas não é a inoportuna ausência com chuva no canal que me espanta, antes o facto de Maria Botelho Moniz não aproveitar a maior oportunidade profissional da sua vida para tratar da imagem“, começou por escrever.

“Mulher simpática mas robusta, com tendência para aumentar de peso e raramente usando roupa adequada as suas características, Maria devia concentrar nesse problema, de resolução difícil, o que ele exige: disciplina e capacidade de sacrifício, muito sacrifício. Não estará na melhor estação para isso. Basta ver como nas galas de domingo a sua diretora, de mangas a cava, exibe – e ergue em vez de proteger – os braços tomados pela flacidez do tempo e da falta de ginásio”.

Foi então que o jornalista enalteceu os corpos das apresentadoras da RTP1. “Que olhe para Catarina Furtado e Sónia Araújo, que na RTP são exemplos de cuidado e inteligência. Após os 50, surgem sempre de silhueta perfeita e bem produzidas, em sinal de respeito por si e pelo público, e evitando que o inverno chegue mais cedo. Acorda, Maria”, podia ler-se na crónica.

Veja também: “Não aceito este elogio”: Catarina Furtado reage a críticas de corpo de Cristina Ferreira

 

Cristina Ferreira vai processar o jornalista

Cristina Ferreira acabou por recorrer às redes sociais para reagir à opinião de Alexandre Pais e não escondeu estar indignada e perplexa com o comentário. A comunicadora garantiu ainda que vai processar o jornalista. “O texto foi escrito por um jornalista. Sim, um jornalista. Alguém que decidiu tecer considerações sobre o corpo de duas mulheres de forma abjeta e reprovável. Alguém que decide utilizar o espaço que tem humilhando duas apresentadoras de televisão pela sua condição física comparando-as até a outras duas. Isto é inqualificável e merece, para mim, atenção judicial”, começou por escrever.

A diretora de Entretenimento e Ficção da TVI reforçou ainda que o comentário de Alexandre Pais não afetou a sua auto-estima. “A ditadura da imagem imposta ao longo de muitos anos já provocou danos suficientes em algumas mulheres para que continue a existir. Felizmente não interfere com a minha confiança mas não podendo garantir que todas as mulheres lidem com este tipo de ataques da mesma forma, repudio o texto e espero, no mínimo, que o dito jornalista se retrate, tal como a publicação onde escreve”.

O jornalista criticou o facto de Cristina Ferreira, nas galas de ‘O Triângulo’, aparecer “de mangas a cava” em que mostra “os braços tomados pela flacidez do tempo e da falta de ginásio”. E, este domingo, 2 de março, como resposta, a comunicadora apresentou o reality show com um vestido em manga cava e com vários recortes. “Virei cada vez mais despida”, afirmou em direto.

Texto: Inês Borges e Carolina Marques Dias; Fotos: DR

 

 

PUB