Mesmo em plena pandemia, a RTP queria transmitir a edição deste ano do Natal dos Hospitais a partir do Hospital de São João, no Porto. Contudo, em “defesa do interesse público”, a unidade de saúde recusou acolher o histórico evento. A COVID-19 e o facto de este hospital ser um dos principais no combate ao novo coronavírus levou a administração a dizer “não” à estação pública de televisão.
Desta forma, a emissão a Norte será feita, desta vez, a partir dos estúdios do Monte da Virgem, em Gaia, conta o Correio da Manhã. Já a transmissão realizada a partir do Sul acontecerá, como tem sido habitual, a partir do Centro de Reabilitação de Alcoitão.
Como a TV 7 Dias relata na edição em banca, a Comissão de Trabalhadores (CT) da RTP emitiu um comunicado em que acusa a estação de “irresponsabilidade e irreflexão” ao querer manter a realização do evento solidário no segundo maior hospital do País. “Haja bom senso!”, lê-se no texto da CT, que recorda que “a pandemia exige recolhimento, cuidado e prevenção”.
“Consideramos que este evento, ao realizar-se neste ou em qualquer outro hospital, dará ao muito público fiel do ‘Natal dos Hospitais’ uma imagem errada, incoerente e irresponsável. Excecionalmente, este ano, o ‘Natal dos Hospitais’ deve realizar-se em casa, ou seja, no estúdio”, conclui.
Fonte oficial da RTP explicou que está a ser trabalhado um “modelo de Natal dos Hospitais ajustado à situação de pandemia em que vivemos e seguro”. “Temos em preparação várias alternativas possíveis, consoante a evolução da situação da COVID-19 em Portugal”, frisa, assegurando que, ao contrário do que acontece sempre, este ano “não haverá participação de doentes”.
O Natal dos Hospitais é uma iniciativa do Diário de Notícias à qual a RTP se juntou mais tarde.
Na edição desta semana da TV 7 Dias, saiba como a COVID-19 está a arrasar as estações de televisão portuguesas. Há registo de novos casos positivos e vários famosos estão em isolamento. Já nas bancas!