Neemias Queta sagrou-se campeão da NBA três dias depois de ter perdido o pai

O basquetebolista tornou-se no primeiro português a ser campeão da NBA. Contudo, este momento, que deveria ser de felicidade, acabou por perder o brilho com a partida antecipada do seu progenitor.

06 Jul 2024 | 16:00
-A +A

O passado dia 18 de junho foi histórico na vida de Neemias Queta, jogador do Boston Celtics, que se tornou no primeiro português a ser campeão da NBA. Contudo, aquele que deveria ser um momento de glória para o basquetebolista acabou por ter um sabor agridoce. Tudo porque, três dias antes, o internacional português perdeu o seu pai, Djaneuba Queta, que tinha 59 anos.

“Sempre lutei pelos meus objetivos”

“Ainda não tenho palavras para descrever este momento, para descrever esta situação difícil pela qual a minha família e eu estamos a passar, mas a melhor maneira de explicar este momento é saber que o meu pai está num sítio melhor, que o meu pai está muito feliz com o que tenho feito na minha carreira. Acho que a esta altura estou a deixá-lo muito orgulhoso, porque sempre lutei pelos meus objetivos. Ele sempre me ensinou a ser uma pessoa humilde e a lutar pelo que queria. Hoje tenho um dos objetivos conquistados, e só tenho pena de ele não estar aqui presente para ver”, disse ao jornal A Bola, tendo ainda referido que o título dedicou-o ao seu pai. “Ele sempre me quis ver ganhar, sempre quis apoiar-me para que eu fosse alguém na vida. Só tenho a agradecer-lhe por tudo o que fez por mim”, acrescentou.

Neemias Queta já tinha feito história no passado ao, em 2021, ser o primeiro português a entrar na NBA. Mais tarde, tornou-se no primeiro atleta nacional a chegar às finais deste campeonato de basquetebol.

Textos: Carla Ventura (carla.ventura@impala.pt)
Fotos: Reuters
PUB