Nem homem, nem mulher: Aos 58 anos, José Carlos Malato assume-se não-binário

José Carlos Malato revelou que não se identifica nem com o sexo masculino, nem com o feminino: identifica-se com ambos. O apresentador da RTP1 assume-se como não-binário.

31 Ago 2022 | 22:30
-A +A

José Carlos Malato fez mais uma revelação da sua vida privada. O apresentador usou as redes sociais para se assumir como não-binário, uma identidade de género para quem não se identifica apenas com o sexo masculino ou com o feminino, mas sim com os dois.

José Carlos Malato, de 58 anos, fez o anúncio na biografia da sua página do instagram e fez ainda saber que não dará entrevistas sobre o assunto.

O apresentador não é a única cara conhecida a assumir-se como tal. Sara Ramirez, Demi LovatoSam Smith, Elliot Page, Janelle Monáe, Tommy Dorfman ou Ruby Rose já abordaram o assunto e assumiram-se como tal.

“Género não-binário” é um termo guarda-chuva (que abrange várias identidades diferentes dentro de si) para identidades de género que não são estritamente masculinas ou femininas. De acordo com a LGBT Foundation, as “pessoas não-binárias podem escolher ser tratado com o pronome ele ou ela ou preferir um pronome de género neutro, como eles/deles”.

 

José Carlos Malato não assume relação desde João Caçador

 

José Carlos Malato e João Caçador terminaram a relação em 2018. Os dois tinham falado em casamento, mas a relação não vingou. A 24 de setembro do mesmo ano, o apresentador de 58 anos revelou que a relação com João Caçador terminou.

“Para os devidos interessados informo que já não estou com o João. Ficámos amigos, não há ‘partilhas’ e cada um está feliz com o seu estado civil: solteiro”, começa por dizer o apresentador.

José Carlos Malato contou ainda que os dois anos que viveu ao lado de João Caçador vão ser preservados e que a amizade vai ser mantida.

“Sem dramas. De uma forma civilizada, estes dois anos. Não inventem. Somos amigos”, afirma.

O apresentador da RTP1 colocou assim um “ponto final” à relação que manteve com o fadista. Esta não foi, no entanto, a primeira vez que o casal se separou. No início do ano, Malato e João separaram-se ao fim de alguns meses de namoro.

“O assunto morre aqui. Sem mais perguntas, nem mais respostas. Fui claro! Obrigado”, termina Malato.

 

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: redes sociais 
PUB