Atualmente disponível no gigante do streaming Netflix, Fauda (Caos em árabe) é uma das séries israelenses mais premiadas e que já conta com quatro temporadas. Esta trama de suspense político aborda o conflito israelo-palestino do ponto de vista dos seus dois criadores, Avi Issacharoff e Lior Raz, uma dupla que no passado serviu as Forças de Defesa de Israel. Inspirado pelas suas próprias experiências, a narrativa centra-se num agente israelita veterano que regressa ao ativo para perseguir um membro do Hamas que pensava ter matado. O curioso é que, após terem estado num campo de batalha fictício, nos últimos dias alguns dos atores e membros da equipa técnica da série voluntariaram-se para participar na guerra real entre Israel e o Hamas, seja no terreno ou fazendo parte da propaganda política israelense contra o terrorismo.
Veja ainda: O Lado Bom de ser Traída: Novo sucesso acusado de excesso de nudez
“Pela minha mãe eu mato”: Vânia de Sá
“Estamos aqui para proteger nossas crianças”
Na semana passada, o ator Idan Amedi – que na série interpreta a personagem de Sagi – partilhou um vídeo na rede social X, vestido com um uniforme de soldado e uma arma na mão, explicando que, desta vez, não se tratava de ficção. “Como podem ver, estou com um traje um pouco diferente hoje. Esta não é uma cena de Fauda; esta é a vida real. Os soldados chegaram aqui após o ataque do último sábado. Quero que vocês saibam que nesses momentos difíceis, em que a gente perdeu vários dos nossos amigos, a nossa moral é alta. Estamos aqui para proteger nossas crianças, nossas famílias, nossa casa”, afirmou. Também o criador e protagonista da série Lior Raz, que interpreta o comandante da unidade antiterrorismo Doron Kavillio, assumiu a linha de frente ao se juntar – na companhia do colega de trabalho Avi Issacharoff – ao grupo de voluntários “Brothers in Arms”, missão que mostrou num vídeo publicado no X, debaixo de uma chuva de mísseis. “Dirigi-me para o sul para me juntar a centenas de corajosos voluntários que trabalharam incansavelmente para ajudar a população no sul de Israel. Fomos enviados para a cidade bombardeada de Sderot para extrair 2 famílias”, disse mais tarde.
“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que Israel vença”,
Outro ator que de alguma forma está a participar na guerra é Itzik Cohen, que no drama da Netflix vive o papel do Capitão Eyov. O cineasta de 55 anos está a ajudar na propaganda política de Israel. Também a atriz Rona-Lee Shimon, que viveu a personagem de Nurit, prometeu o seu compromisso e determinação na luta contra o Hamas: “Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que Israel vença”, disse numa entrevista a uma agência de notícias israelita.
Entre os milhares de reservistas convocados para servir na guerra contra o Hamas está também o ator Tsahi Halevi (intérprete de séries como Cops, Mossad e Bethlehem), que se juntou à unidade Inbar, uma divisão de reserva da Polícia de Fronteira, que ajuda a manter a segurança dos cidadãos em Israel. Segundo o Ministério da Saúde palestino, mais de seis mil pessoas já perderam a vida na guerra entre Israel e o Hamas.
Texto: Pedro Vilela (pedro.vilela@imapla.pt); Fotos: Divulgação e Reprodução Redes Sociais