Noites loucas em “Festa é Festa”: Fernando, Bino e Tomé dormem juntos

Em “Festa é Festa”, alcoolizados, os maridos de São, Florinda e Aida adormecem na mesma cama e, ao acordarem, ficam em choque sem se recordarem o que passou

02 Out 2021 | 16:45
-A +A

A segunda temporada de “Festa é Festa” arranca com situações caricatas. Ainda em Paris, Fernando (Manuel Marques), Bino (Pedro Alves) e Tomé (Pedro Teixeira) estão no quarto de hotel, depois de uma noite de copos.

Fernando está com os pés para a cabeceira da cama e sem calças. Albino dorme agarrado a Tomé e chama por Florinda (Ana Brito e Cunha). “Nina, Nina, Nina… anda cá, Nina…”, diz, aninhando-se e agarrando-se ao rival. Nesse momento, abre os olhos e vê Tomé… mas não processa. Fecha os olhos e continua a dormir. Súbito, esbugalha os olhos e perde o sorriso. Percebe que está abraçado ao inimigo. De um pulo, senta-se na cama, percebe onde está, e sai dali, caindo no chão e levantando-se rapidamente. Leva a mão à cabeça – está com uma valente dor da ressaca. Olha para os outros dois na cama e questiona-se: “O que é que se passou durante a noite, Bino?”

Momentos depois, os outros dois acordam e estão com um ar miserável. Fernando está a vestir as calças e Tomé diz-lhes: “Escutem uma coisa, vocês os dois… É importante que ouçam isto, mas que ouçam muito, muito bem… ” O presidente da junta interrompe-o e afirma: “Eia, ó Tomé, olha que logo de manhã, neste estado, estar a ouvir-te pecos-pecos, pecos-pecos, ninguém merece…” Contudo, o rival continua: “É importante, já disse! Isto é grave! Por isso, temos de fazer uma jura, nós os três!.. A noite passada… Aqui neste quarto… O que se passou em Paris… fica em Paris!”

Ainda em “Festa é Festa”

Bino e Fernando olham um para o outro preocupados e questionam do que ele está a falar. “Oui, Tomé, que conversa é essa? Mas que raio é que tu pensas que aconteceu neste chambre de hotel? ”, interroga o emigrante. Tomé diz que não sabe o que se passou e por isso é melhor não falarem no assunto. “Ouve lá, mas tu estás completamente tan-tan de la téte?! Bebemos uns canecos valentes, apanhámos uma piela, adormecemos! Qual é o problema? ”, pergunta-lhe o rival. Contudo, o marido de Aida (Ana Guiomar) olha para Fernando e questiona: “Então explica-me porque é que estavas a dormir sem calças!?” Este alega que é assim que se dorme e afiança que não se passou nada. “Tu ainda deves estar é avec les copos, Tomé, para estares com disparates desses!”, diz.

Pouco depois, o dono do café tira dos bolsos um guardanapo amarfanhado onde Fernando tinha estado a escrever na noite anterior que diz “presépio vivo” e ficam intrigados.

Bino, Tomé e Fernando estão de volta do guardanapo manuscrito, muito entusiasmados. Já perceberam que a ideia é fazerem um presépio vivo na Bela Vida, por altura do Natal. Agora não se entendem sobre quem teve aquela ideia.

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação TVI 

 

(artigo originalmente publicado na edição nº 1802 da TV 7 Dias) 

PUB