O ano de 2023 ficou marcado pelas mortes de grandes nomes. As áreas da televisão e música, a nível nacional e internacional, despediram-se de grandes personalidades.
Nuno Graciano
A morte de Nuno Graciano, a 7 de dezembro, chocou o País. O apresentador de 54 anos estava internado após ter sofrido um súbito ataque cardíaco. “O Nuno estava num café em Cascais quando foi à casa de banho. Lá, sofreu um ataque cardíaco”, foi revelado. “Ficou fechado no espaço e só quando deram por falta dele conseguiram ir até lá. Mas, quando caiu, bloqueou a porta. Por isso, foi muito difícil de conseguir abrir e prestar socorro.” Nuno Graciano deixa quatro filhos.
Luís Aleluia
Em junho, Luís Aleluia, de 63 anos, foi encontrado sem vida na garagem de sua casa em Monte Abraão. O ator deixa dois filhos.
Carlos Avilez
Em novembro, morreu o encenador e ator Carlos Avillez. O fundador do Teatro Experimental de Cascais, que tinha 88 anos, sofreu uma paragem cardiorrespiratória.
Sara Tavares
Em novembro, morreu Sara Tavares. A cantora, de 45 anos, morreu no hospital da Luz, em Lisboa. Há mais de dez anos que tinha sido diagnosticado um tumor no cérebro à cantora que começou por se destacar no Chuva de Estrelas, programa da SIC.A notícia foi avançada pela SIC Notícias.
Ricardo Seguro Pereira
Em maio, Ricardo Seguro Pereira, que ficou conhecido por ser designer de interiores em Querido, Mudei a Casa, morreu aos 37 anos. A notícia foi avançada por Bárbara Guimarães,com quem fez o E Agora o Que é Que Eu Faço, da SIC Mulher, em 2017.
Alex, Mister Gay
Francisco António, mais conhecido por Alex, morreu a 9 de março, aos 88 anos. A novidade foi avançada pela rede social do Facebook do próprio artista, conhecido pelo êxito musical ‘Mister Gay’. “Vimos por este meio informar que o sr. Francisco António se encontrava internado no Hospital São Bernardo em Setúbal, tendo vindo a falecer.”
Ruy Castelar
Ruy Castelar, ator, locutor e realizador de rádio tinha 90 anos, morreu em março. Uma fonte revelou à Rádio Comercial que o comunicador estava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, após sofrer uma queda.
Pedro Henrique
Neste mês de dezmembro morreu, aos 30 anos, o cantor Pedro Henrique. O artista teve um ataque cardíaco fulminante durante um show. Pedro deixa a esposa Suilan Barreto e a filha, Zoe, de dois meses.
Andre Braugher
Morreu o ator Andre Braugher, aos 61 anos, de forma súbita. A estrela internacional da série Brooklyn Nine-Nine perdeu a vida a 11 de dezembro.
Matthew Perry
O mundo ficou em choque, a 28 de outubro, com a notícia da morte de Matthew Perry, que foi encontrado em casa sem vida. Os membros do elenco da icónica série americana Friends ficaram profundamente afetados ao receber a triste notícia.
Sinead O´Connor
A 25 de julho, morreu a cantora irlandesa Sinead O´Connor, aos 56 anos. Ficou famosa pelos seus comentários polémicos acerca de diversos temas, tais como os abusos cometidos pela Igreja Católica. A cantora já tinha falado diversas vezes, publicamente, sobre a sua depressão.
Tonny Bennett
Em julho morreu um dos grandes nomes do jazz: Tony Bennett. Lançou o primeiro álbum em 1956, quando tinha somente 20 anos. Desde essa altura, vendeu milhões de discos e venceu duas dezenas de Grammys. O artista sofria de Alzheimer, doença que lhe foi diagnosticada desde 2016.
Berlusconi
Silvio Berlusconi, antigo primeiro ministro italiano, morreu aos 86 anos, durante a madrugada de 12 de junho. O antigo governante sofria de leucemia e havia desenvolvido uma infecção pulmonar.
Tina Turner
Tina Turner morreu aos 83 anos, no dia 24 de maio, segundo anunciou um de seus representantes.” Tina Turner, a Rainha do Rock’n Roll’ morreu pacificamente na sua casa em Kusnacht, perto de Zurique, na Suíça, após doença prolongada. Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo”, anunciou o porta-voz da artista em comunicado, citado pela Sky News.
Rita Lee
A 8 de maio morreu a cantora Rita Lee. A rainha do rock brasileiro havia sido diagnosticada com cancro no pulmão em 2021 e, desde aí, lutava contra a doença.
Lisa Marie Presley
Lisa Marie Presley a 12 de janeiro, aos 54 anos. A notícia foi avançada pela mãe, Priscilla Presley, poucas horas depois de a cantora e compositora ter sido hospitalizada com uma paragem cardiorrespiratória em West Hills, Califórnia. Era a única filha do cantor e ator Elvis Presley.
Texto: Joana Dantas Rebelo Fotos: redes sociais