Nuno Markl e a relação com os haters do Facebook

O autor da nova série da RTP diz que está numa fase mais «zen» em relação aos ataques de que é alvo nas redes sociais.

07 Mar 2018 | 17:18
-A +A

Nuno Markl é o autor de «1986», série sobre a geração da década de 1980 que está prestes a estrear-se na RTP1. Esta terça-feira, 6 de março, o humorista esteve na apresentação desta nova aposta da estação pública e falou sobre as polémicas em torno do Festival da Canção.

 

Recorde: «Nuno Markl põe lugar à disposição»

 

O humorista foi jurado na edição de 2017 do festival e foi atacado diversas vezes por tomar partido do vencedor, Salvador Sobral. Este ano, foi a vez de a irmã, Ana Markl, ocupar um lugar no júri.

 

Markl confessa que ficou estupefacto com a dimensão que o concurso ganhou em 2017:

«O festival voltou a ser um assunto quente, na moda, falado. Cheguei no momento em que acontece esta explosão. Ler as coisas que li, os insultos, fez-me pensar ‘isto é muito intenso, de facto’«, começa por dizer.

 

Na altura, Markl foi atacado nas redes sociais por ter tornado público o seu apoio a Salvador Sobral, após a primeira semifinal. Foi também aqui que o vencedor do Festival da Canção começou a ser criticado

 

«Havia muita gente a dizer coisas más sobre o Salvador e ele na altura ainda estava no Facebook. Lembro-me de estar revoltado com o que estavam a dizer e ele estar na boa, sem se preocupar», revela.

 

Este ano, foi a vez de Ana Markl ser alvo de críticas. No entanto, e uma vez que não é muito adepta de redes sociais, não se pronunciou sobre o que aconteceu. «Agora aconteceu com a minha irmã e eu fiquei a rir-me em casa e a gozar com ela a com a Ana Bacalhau [que também integrou o júri do Festival da Canção 2018]», refere o humorista.

 

Para Nuno Markl, todos os comentários  «são só vozes anónimas no meio de um mar de vozes».

 

O humorista vai mais longe e afirma que por vezes, «temos de nos distanciar um pouco». «Há momentos em que nos empolgamos demasiado porque é uma coisa humana. Agora ando numa fase mais zen na minha relação com as redes sociais».

 

 

Relação de trabalho com a irmã

Ana e Nuno Markl trabalham em conjunto na nova série da RTP. Ana fez a pesquisa documental para a trama. Esta não é a primeira vez que os irmãos trabalham juntos. 

 

 

«Eu tenho ideias destravadas e a minhã irmã é muito fã de estrutura e de lógica. Enquanto eu ia disparando em todas as direções, ela ia-me colocando novamente com os pés na terra», afirma.

A série «1986»

A ideia de criar esta série sobre a década em que cresceu Markl surgiu em 2001, mas ficou a «marinar» durante algum tempo. Em 2016, o humorista apresentou a ideia à RTP: criar uma série sobre os anos 80.

 

«Achei que 1986 era o ano ideal porque o país estava muito tenso devido à situação política», refere.

 

Veja o trailer

 

 

 

A série, 1986 estreia no próximo dia 13 de março, às 22 horas, na RTP.

 

Texto: André da Silva Carvalho Fotos: Nuno Moreira

 

 

 

PUB