“O Amor Acontece”: Herpes labial deixou Tiago chocado. Explicamos tudo sobre esta infeção

Em “O Amor Acontece”, Tiago Falcão ficou chocado ao saber que Catarina Mendes tinha um herpes labial. Mas será motivo para isso? A TV 7 Dias conta-lhe tudo sobre esta infeção viral muito frequente.

06 Jul 2021 | 9:51
-A +A

Tiago Falcão, participante do reality show “O Amor Acontece”, que a TVI estreou no domingo, dia 4 de julho, ficou preocupado com uma revelação de Catarina Mendes. A modelo e estudante, de 21 anos, confidenciou ter herpes labial, algo que deixou o engenheiro agrónomo sem saber o que dizer ou fazer.

“Tu tens herpes?”, questionou Tiago Falcão, chocado, depois de Catarina Mendes ter feito a revelação. “Tenho, aqui”, respondeu, apontando para o sítio onde estava o herpes. “Isso pega-se?”, perguntou, de imediato, o concorrente de “O Amor Acontece”, visivelmente preocupado.

“Pega”, atirou Catarina Mendes. “Isso quer dizer que eu posso ficar com herpes? Se tiver contacto facial contigo?”, voltou a questionar Tiago Falcão. “Podes”, disse-lhe a jovem.

 

Afinal, o que é o herpes labial que tanto deu que falar em “O Amor Acontece”?

 

Segundo o site da CUF, o herpes labial é uma “infeção viral comum e muito frequente”. Manifesta-se através de pequenas bolhas de água nos lábios após o paciente sentir coceira e formigueiro. “As vesículas depois rompem e cobrem-se de crostas que caem ao fim de uns dias. Este processo tende a repetir-se com periodicidade variável, desde uma semana até longos meses ou anos. Em média, cada surto dura duas a três semanas”, lê-se.

O herpes labial (HSV-1) não está limitado somente a essa zona, podendo surgir igualmente dentro do nariz, bochecha ou até mesmo no queixo.

O contágio ocorra mesmo quando a pessoa infetada não apresenta sintomas. E pode ser transmitido através de beijos, toques, especialmente na zona do rosto ou através da partilha de objetos íntimos como talheres ou batons.

De acordo com o mesmo site, “o herpes labial não tem cura. Contudo, as lesões desaparecem frequentemente sem que seja necessário qualquer tipo de tratamento”. Estima-se ainda que 90% da população tenho este vírus.

 

Texto: Márcia Alves; Fotos: Divulgação TVI
PUB