“O Amor Acontece” mesmo: Reality show da TVI lidera mas é a SIC que celebra um “Domingão”

“O Amor Acontece” estreou-se na liderança das audiências. Mas, nas contas gerais do dia, a TVI não tem motivos para festejar, tendo ficado a mais de cinco pontos percentuais de share da SIC.

05 Jul 2021 | 17:10
-A +A

“O Amor Acontece” convenceu os portugueses e estreou-se na liderança das audiências, levando a TVI a cantar vitória com o seu novo reality show, apresentado por Maria Cerqueira Gomes e Pedro Teixeira. Mas o rurality show “Quem Quer Namorar com o Agricultor?”, transmitido pela SIC, deu luta.

Recorrendo à cada vez mais usual estratégia de dividir o programa em vários segmentos, a TVI cortou a emissão inaugural de “O Amor Acontece” em cinco blocos. A primeira parte, com 1 milhão e 43 mil telespectadores e 20,5% de share, ainda concorreu com o principal noticiário da SIC, “Jornal da Noite”, que ocupou o primeiro lugar dos programas mais vistos deste domingo. Só com o segundo segmento do novo reality show a TVI alcançou a dianteira no horário.

“Os Encontros” fidelizou à antena da estação de Queluz de Baixo 1 milhão e 166 mil telespectadores e registou 23,6% de quota de mercado. A seguir, com a melhor prestação da noite, “A Descoberta” foi acompanhado por 1 milhão e 182 mil telespectadores, tendo estacionado nos 25% de share. Por último, “A Primeira Noite” captou a atenção de uma média de 836 mil telespectadores, com 22,8% de quota de mercado.

Por sua vez, a SIC dividiu “Quem Quer Namorar com o Agricultor?” em sete blocos. A primeira parte obteve uma audiência média de 1 milhão e 79 mil telespectadores e 21,8% de share. Já a segunda, denominada de “Dias Felizes”, deu à estação de Paço de Arcos o melhor resultado da noite do rurality show: 1 milhão e 113 mil telespectadores e 22,8% de quota de mercado. “Cara a Cara”, ainda na vice-liderança, foi vista por 1 milhão e 60 mil telespectadores, tendo assinalado 23,2% de share.

O programa de Andreia Rodrigues foi decorrendo, com os segmentos “Conversa em Dia” e “O Desafio”, e só conseguiu subir à liderança no horário com o fim de “O Amor Acontece”. “O Encontro” e “Extra” alcançaram, por isso, a preferência dos telespectadores nos seus horários.

A RTP1 ocupou o horário nobre com mais uma semifinal do talent show “Got Talent Portugal”. Foi a terceira escolha do público, com audiência média de 563 mil telespectadores e 13,6% de quota de mercado.

 

“Somos Portugal” regressa à estrada… mas continua sem convencer

 

Apesar da boa prestação com “O Amor Acontece”, a TVI ficou longe de liderar o dia e fechou a mais de cinco pontos percentuais de share da rival. Assim, a SIC alcançou, este domingo, 20,7% de quota de mercado, contra os 15,1% da TVI, os 9,9% da RTP1 e os 1,3% da RTP2.

Para os bons resultados da estação de Paço de Arcos, muito contribuiu o vespertino “Domingão”. Líder durante toda a tarde, a aposta da SIC combateu “Somos Portugal” num dia que ficou marcado pelo regresso deste à estrada. Mas o público não teve dúvidas e continuou a preferir o formato que tem como principal anfitrião João Baião, tendo fechado com 7,9% de audiência média e 21,1% de quota de mercado. Em direto de Mafra, “Somos Portugal” não foi além dos 5% de rating e dos 13,3% de share.

 

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Divulgação TVI
PUB