Mário Jardel entrou na nova edição “Big Brother Famosos”, da TVI, e não escondeu aos colegas da casa mais vigiada do País o seu passado marcado pelo vício de drogas. O ex-futebolista, que chegou a fazer reabilitação, foi agora analisado por dois psicólogos: Quintino Aires e Joana Amaral Dias.
Segundo uma publicação semanal, o ex-comentador do “Big Brother” fez uma chamada de atenção para as sequelas provocas pelo “consumo continuado de cocaína”. “Provoca destruição celular aleatória e não reversível do cérebro. As zonas afetadas em que se acumulam as lesões provocadas pelo consumo da cocaína podem condicionar uma marcha limpa, um caminhar limpo. Se se trata de um atleta, teria de ter uma marcha limpa, o que poderá não ser observado”, revelou Quintino Aires à TV Guia.
E prosseguiu: “O que vou dizer é muito polémico, mas há, entre os toxicodependentes, uma ilusão de que a crença religiosa, sobretudo nos cultos evangélicos, os vai salvar. Toda a gente sabe que não é assim que a vida funciona. Tapa, mas não cura!”.
Joana Amaral Dias sobre Jardel no “Big Brother”: “É uma situação de alta tensão”
Já Joana Amaral Dias fez uma ressalva para o facto de o concorrente estar num ambiente perigoso. “Estar fechado numa casa com estranhos é uma situação complexa, tensa e difícil de gerir para qualquer pessoa, mais ainda para uma com problemas. É uma situação artificiosa, uma espécie de prisão domiciliária que, infelizmente, nos dois últimos anos todos experimentámos”, disse.
Se não for expulso pelos portugueses o jogador do “Big Brother Famosos” poderá ficar dois meses na mansão mais vigiada do País. De acordo com análise da psicóloga, “o contexto é altamente agressivo e, no caso dos adictos, nem todos têm a mesma estrutura psicológica”.
“É uma situação de alta tensão, de stress psicológico e social, que altera esse equilíbrio emocional e, em pessoas com fragilidades pré-vias, pode ser dramático, é uma situação que acarreta riscos do ponto de vista do equilíbrio mental”, assegurou a também comentadora da CNN Portugal.
A importância do “Big Brother Famosos” para Mário Jardel
George Jardel, o irmão de Mário Jardel, contou que a entrada do antigo futebolista no programa “Big Brother Famosos” foi um passo importante. “Não é apenas mais um jogo na vida do Jardel. Estava afastado do mundo mediático e isso, para os jogadores que estiveram no estrelato, nem sempre é fácil. Sabe que nunca foi esquecido, mas é importante sentir o carinho de todos”, confessou em declarações à TV Guia.
Texto: Carolina Sousa; Fotos: Redes Sociais