O que disse Judite a Alberta Marques Fernandes?

A jornalista da RTP revela o que Judite Sousa lhe disse quando decidiu desistir da carreira para se dedicar à filha.

20 Abr 2018 | 15:20
-A +A

Aos 50 anos, Alberta Marques Fernandes é um dos rostos mais reputados da informação nacional. Atualmente nas tardes informativas da RTP3, a pivô tem um longo percurso de 25 anos de carreira que começou precisamente no arranque das emissões da SIC, em outubro de 1992.

Em conversa com Rui Unas, no webshow Maluco Beleza, Alberta Marques Fernandes explicou porque é que decidiu não estar no horário nobre dos noticiários. 

«Porque não investi na carreira como as pessoas que estão a apresentar o jornal das oito em todos os canais investiram», começa por dizer.

Questionada por Rui Unas sobre como se faz esse processo, a pivô explica. «Dando tudo e abdicando de muita coisa. Dadas as minhas circunstâncias pessoais, não queria abdicar. A minha escala de valores é diferente», diz, revelando que, «há oito anos» decidiu dar um rumo completamente oposto à sua carreira. 

«Desisti de continuar a apostar na minha carreira. A minha filha, Luísa, vai fazer 18 anos, é uma miúda espectacular. Sou mãe sozinha e dei-me conta, a determinada altura, que a minha filha precisava muito de mim e eu nao tinha tido uma filha para entregar a uma empregada», recorda. 

«A Judite teve de lutar que nem uma desgraçada»

Quando tomou a decisão de sair do horário nobre, Alberta Marques Fernandes apresentava o Jornal 2, no segundo canal da RTP. À época, José Alberto de Carvalho era diretor de informação e Judite Sousa sua adjunta. «Coincidiu com uma fase em que a minha filha entrou em crise», revela a pivô. 

Alberta Marques Fernandes relata que foi ter com José Alberto de Carvalho e que lhe disse que ia deixar de fazer o Jornal 2. «Eu sempre tive isso na cabeça. A minha prioridade sempre foi a família»

A jornalista revela ainda o que disse Judite Sousa após ter tomado a decisão de trabalhar num horário que lhe permitisse acompanhar a filha. «A Judite nesse dia quando soube, disse-me: ‘Fazes bem, Alberta. Eu não pude ver o meu filho crescer’». 

Alberta Marques Fernandes elogia ainda a colega de profissão. «A Judite não teve essa oportunidade. Porque teve de lutar que nem uma desgraçada, Veio do Porto para Lisboa sem apoios. Eu tive essa oportunidade. Aquela direção deu-me essa oportunidade»

Veja aqui o vídeo:

Fotos: Arquivo Impala

 

PUB
Top