O que pode ou não fazer o novo concorrente de Casados segundo a sua religião?

Lucas de Casados à Primeira Vista cresceu numa família mórmon. Saiba tudo sobre esta religião que proibe o sexo antes do casamento!

21 Out 2019 | 19:30
-A +A

Na emissão deste domingo, 20 de outubro, de Casados à Primeira Vista ficámos a conhecer o mais recente casal do programa da SIC: Lucas e Anabela. De entre as muitas características que os definem, o passado e a educação de ambos estiveram em destaque. Isto porque o concorrente da Margem Sul do rio Tejo foi criado segundo a religião Mórmon.

Rebelde, Lucas cresceu dentro de uma família mórmon (que proíbe, entre outras coisas, o sexo antes do casamento), mas acabou por quebrar todas as regras e tradições impostas pela religião.

 

O que é, afinal, a religião mórmon?

 

Quando se fala da Igreja Mórmon está a falar-se d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Esta é constituída pelos chamados missionários Mórmons ou Santos dos Últimos Dias, que adoram Jesus Cristo e o consideram o seu Senhor e Salvador.

Por todo o mundo, existem mais de 16 de milhões de pessoas pertencentes a esta religião, que teve início no século XIX, nos Estados Unidos da América.

 

A religião mórmon em Portugal

 

Em Portugal, são mais de 40 mil os missionários mórmon, presentes no país desde 1975. Por todo o mundo, estes reúnem-se todos os domingos para os serviços de adoração em 177 países, mais de 30 mil congregações e em mais de 180 idiomas.

Até setembro deste ano, todos os mórmons que residissem em Portugal tinham de se dirigir até Espanha, Londres, Alemanha, entre outros países, para se poderem casar, por exemplo. Tal já não acontece, uma vez que foi inaugurado, recentemente, o primeiro Templo Mórmon, em Lisboa.

A Igreja Mórmon construiu no Parque das Nações, de costas para o mercado de Moscavide, aquele que é o 14º Templo na Europa e o primeiro em Portugal.

Apesar das mais de uma centena de capelas espalhadas pelo nosso país, onde reuniões dominicais e batizados são celebrados, nos Templos Mórmon apenas são permitidos os casamentos. Dessa forma, todos os missionáirios mórmón que pretendam fazê-lo, não precisam agora de se dirigir a outros países.

Quais são as crenças e valores desta religiâo?

 

Os mórmons são cristãos. No entanto, a igreja Mórmon não é protestante, evangélica, ortodoxa ou católica. É, sim, uma restauração da Igreja estabelecida por Jesus no Novo Testamento. Os missionários mórmons acreditam na Bíblia Sagrada, tanto no Velho quanto no Novo Testamento.

Na religião Mórmon, os seus missionários não devem fumar, nem beber bebidas alcoólicas, chá preto e café. O consumo de drogas não é permitido. Seguem a regra da castidade, não podendo ter relações sexuais antes do casamento. Podem, no entanto, praticar desporto, dançar, cortar o cabelo, usar maquilhagem e fazer as unhas, mas não devem ter tatuagens ou usar uma linguagem que possa «ofender» o espírito.

 

Texto: Marisa Simões; Fotos: DR

PUB