O que tem de comer para nunca mais engordar? Eis a resposta!

Novo estudo indica que um grupo de bactérias está relacionado à recuperação de peso após dietas. Cientistas sugerem o que comer para as controlar e não voltar a engordar.

25 Dez 2022 | 9:00
-A +A

Manter o peso após fazer uma dieta é um desafio constante, mesmo para os que conseguiram incorporar na rotina hábitos saudáveis. Cientistas do Instituto de Nutrição de Xangai e da Academia Chinesa de Ciências descobriram que a recuperação de peso está associada a um grupo de batérias e sugerem o que comer para as controlar e não voltar a engordar. A explicação para o regresso dos indesejados quilos está no microbiota intestinal –  conjunto de micróbios que habitam no nosso intestino – refere o estudo, publicado na revista Nature Metabolism.

Os pesquisadores submeteram camundongos (espécie de rato pequeno) a 10 protocolos de dietas diferentes e, após os períodos de restrição alimentar, verificaram que todos os animais apresentaram crescimento de Lactobacillus –  são um tipo de bactérias ‘boas’, conhecidos como probióticos, que estão presentes no trato gastrointestinal, protegendo a mucosa e ajudando o organismo na digestão dos alimentos – nos seus aparelhos digestivos. Essa mudança no bioma intestinal dos animais, ajudou-os a absorver mais gordura no período após as dietas.

De acordo com os cientistas, é provável que o mesmo aconteça no intestino dos humanos. Ou seja, após períodos de jejum intermitente ou controlo na ingestão de calorias, o nosso corpo estará estimulado a extrair gordura da dieta e incorporá-la ao corpo.

No mesmo estudo, foi identificado que a ingestão de proteínas pode combater esse reaumento de peso. O grupo de cientistas alimentou os camundongos com dietas baseadas em diferentes níveis de proteínas e descobriu que, quanto mais o grupo alimentar estava presente no prato, maior era o controlo sobre o crescimento de Lactobacillus e menor era a recuperação dos quilos perdidos.

Foto: Tumisu por Pixabay

PUB