O que vai acontecer à personagem de Pedro Lima? Autora de Amar Demais responde

Incrédula com a morte de Pedro Lima, Maria João Costa revela que ainda não está tomada a decisão que define o futuro da personagem do ator na novela Amar Demais. «Está tudo a ser avaliado», diz.

23 Jun 2020 | 21:00
-A +A

«Como é que se resolve uma coisa destas?». É com esta questão que Maria João Costa, que está a escrever a novela Amar Demais para a TVI, responde à pergunta colocada pela Revista Maria: o que vai acontecer à personagem do ator na trama? A argumentista ainda não tem uma resposta definida, até porque, em última instância, a decisão cabe à TVI e à Plural Entertainment Portugal.

«Eu tenho a minha opinião, mas a decisão é do canal e da produtora. O que posso dizer é que, para já, essa decisão ainda não foi tomada. Está tudo a ser avaliado», conta, referindo a gigante brasileira Globo como um exemplo das vários opções que se podem tomar. Entre estas estão entregar a personagem a um outro artista, retirá-la da história ou dar-lhe um final. «Seja como for, esta é a pior coisa que pode acontecer a um autor», desabafa.

A situação agrava-se quando Amar Demais, que tem estreia agendada para setembro, já está praticamente toda escrita. «Com esta pandemia, tive tempo e estou quase no fim da novela», revela. «Além disso, como se sabe, as novelas não são gravadas de acordo com a sua linha cronológica e isso torna tudo ainda mais complexo», acrescenta Maria João Costa, referindo-se ao facto de as produtoras optarem por gravar cenas de forma a rentabilizarem os décors.

A TVI e a Plural, em conjunto com a autora, devem comunicar a decisão nos próximos dias.

Pedro Lima perdeu a vida, aos 49 anos, no passado sábado. O ator tinha regressado dias antes às gravações depois de um período de quarentena e de todos os projetos de ficção terem ficado suspensos.

 

«Esta é uma situação inesperada e muito violenta»

 

No sábado, quando a notícia da morte de Pedro Lima se tornou pública, Maria João Costa tinha acabado de escrever mais um episódio de Amar Demais. «Era com o Pedro… A última cena que escrevi era com o Pedro…», conta à revista Maria.

O capítulo que se seguiria a esse abriria também com o ator. «Não sei o que fazer agora. Tudo depende do que for decidido. Quando uma coisa destas acontece e o ator faz parte do elenco principal, é muito complicado», prossegue. Recorde-se que o mesmo aconteceu em 2018, com Valor da Vida, também da sua autoria, com a saída de Pedro Barroso para ser José Pimentão.

«Esta é uma situação inesperada e muito violenta», sublinha, deixando uma garantia: qualquer que seja o futuro da personagem, vai «contar uma boa historia e homenagear» o ator. Em Amar Demais, Pedro Lima é Gabriel Vilanova, um «político que nos lembra alguns que conhecemos: aqueles que têm uns amigos que lhes pagam a vida», revela ainda Maria João Costa.

 

VEJA TAMBÉM:
Filhos recebem mensagens «a dizer que é bem feito terem perdido o pai»
Filho de Pedro Lima quebra o silêncio: «Perdi o meu melhor amigo»

 

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotografias: D.R.

PUB