“Olá, amigo” é a nova burla com recurso ao WhatsApp

“Olá, amigo” é a nova burla que está a ser feita com recurso ao WhatsApp. Uma conversa elaborada acaba num pedido de dinheiro.

22 Set 2023 | 6:30
“Olá, amigo” é a nova burla com recurso ao WhatsApp
-A +A

Ainda está bem presente na memória dos portugueses a burla “Olá, pai. Olá, mãe” em que piratas informáticos enviam mensagens, com recurso ao WhatsApp, fingindo passar-se pelo filho de alguém. É inventada uma história e pedida uma determinada quantia de dinheiro para fazer um pagamento urgente. Esta burla tem vindo a ser denunciada e agora, os piratas informáticos, viraram-se para o “olá, amigo”.

Leia ainda: Tony Carreira usado para burlas superiores a 50 mil euros

Yeniffer Campos eleita a mulher mais bonita de Portugal

O caso foi denunciado no programa Linha Aberta, da SIC, apresentado por Hernâni Carvalho. No formato das tardes da estação de Paço de Arcos foi mesmo apresentado um exemplo de uma pessoa que foi alvo de tentativa de burla. É possível perceber que os piratas informáticos têm uma conversa mais elaborada do que na outra burla. Na situação dada a conhecer, a conversa evolui para um pedido de ajudar num pagamento enquanto a pessoa está fora de Portugal.

“Vamos continuar a assistir à sofisticação disto”

A burla foi debatida por Alexandra Fontoura e Carlos do Carmo, presença assídua no programa. O comentador alertou as pessoas para que tenham cuidado com os links (aquelas linhas a azul com uma hiperligação) que recebem. Bem como com os locais nos quais reparam os smartphones. “Vamos continuar a assistir à sofisticação disto. Vais ser impossível isto não existir”, salienta a comentadora.

Por fim, são dados mais alguns conselhos por Alexandra Fontoura. “Devem ter o máximo de atenção aos links em que carregam, às pessoas a quem dão acesso ao telemóvel e aos dados que expõem nas redes sociais”, defende. Deixando uma recomendação. “A primeira coisa a fazer é ligar para o número e ouvir e a pessoa. Para terem a certeza de que é realmente a pessoa”, termina.

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Antonbe/Pixabay
PUB