A visita de três dias de Donald Trump ao Reino Unido começou esta segunda-feira, dia 3 de junho, e já está a gerar controvérsia. Depois de ter apelidado Meghan Markle de «manhosa», o presidente norte-americano partilhou um Tweet, em que criticava o presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan.
Relacionado ou não, a verdade é que Donald Trump está a receber um tratamento ligeiramente diferente daquele que o seu antecessor, Barack Obama, teve. Tradicionalmente, os representantes de outros estados ficam hospedados no Palácio de Buckingham, algo que não vai acontecer com Trump, devido a obras .
Desta forma, o presidente norte-americano e a primeira mulher, Melania Trump, vão ficar hospedados na casa do embaixador dos Estados Unidos, Woody Johnson.
No entanto, esta parece não ser a única diferença de tratamento. «Trump não vai ficar hospedado no Palácio de Buckingham, não vai andar numa carruagem aberta, como outros representantes de Estado fizeram, e não será autorizado a falar no parlamento britânico», divulga a imprensa internacional.
Donald Trump quebra protocolo?
De forma a poder tocar na rainha, o protocolo real britânico dita que a monarca deve primeiro oferecer a sua mão. O Business Insider avança que, esta segunda-feira, 3 de junho, durante o banquete de estado, um movimento de Donald Trump levantou suspeitas sobre possível quebra de protocolo. Algo que também Michelle Obama fez, em 2009.
Veja a fotografia
Trump later appears to pat the queen’s back, @asebenius notes. pic.twitter.com/56e7RNGxB9
— Jennifer Jacobs (@JenniferJJacobs) June 3, 2019
Recorde o momento entre a ex-primeira dama e a rainha Isabel II.
No mesmo jantar, a monarca britânica realizou um pequeno discurso que parece não ter conseguido agarrar a atenção do presidente norte-americano. Há já vários vídeos espalhados na Internet que mostram Trump literalmente a dormir enquanto Isabel II fala para os 170 convidados, que incluem membros da família real, da família Trump e algumas figuras políticas do Reino Unido, como é o caso da primeira-ministra demissionária, Theresa May.
Veja o vídeo
The President of the United States, Donald Trump, falling asleep as Her Majesty The Queen delivers her State banquet speech…pic.twitter.com/EdXh15XMre
— Benjamin Wareing (@BenjaminWareing) June 3, 2019
Depois de ser criticada, Meghan Markle evita Donald Trump
Numa entrevista ao The Sun, no passado sábado, 1 de junho, o presidente norte-americano foi questionado sobre afirmações que a duquesa de Sussex fez antes de Trump ser eleito.
«Meghan Markle disse que se mudava para o Canadá, se fosse eleito presidente. Afinal, mudou-se para o Reino Unido», afirmou o jornalista.
«Isso é bom. Há muita gente a mudar-se para cá [EUA]. Por isso, o que posso dizer? Não, eu não sabia que ela era manhosa», respondeu o Presidente dos Estados Unidos, dois dias antes de aterrar em solo britânico.
Depois de as suas declarações ser terem tornado um alvo de críticas, Trump recorreu ao Twitter para desmentir a afirmação, apesar de a publicação internacional ter divulgado o áudio.
Agora, o palácio real britânico avança que Meghan Markle não se vai juntar aos restantes membros da família real no encontro com o presidente norte-americano, devido à licença de maternidade.
Leia também:
Ex-marido de Meghan Markle CASA-SE uma semana depois de BEBÉ REAL NASCER!
Conheça o significado do nome do filho de Meghan Markle e do príncipe Harry!