Estamos na Semana Santa e, a par do que se vive no mundo, este ano também a Páscoa terá um sabor diferente. Porém, o padre José Luís Borga mostra-se esperançoso e avança que todas estas provações «devem ser olhadas como uma lição» para o futuro. Em conversa com a TV 7 Dias, o pároco da Chamusca garante que esta «é a Páscoa mais verdadeira» que viveu durante os 30 anos que é padre. «A Quaresma por exemplo era algo que só os crentes e religiosos faziam. Neste momento está toda a gente a fazer, quer queira quer não queira! As pessoas estão-se a afastar daquilo que pode fazer mal, estão a perceber que podem fazer mal aos outros sem saber e que o mal às vezes nos atinge por muito cuidado que tenhamos», explica o padre Borga.
«A isto se chama cuidar e o ato de cuidar, traduzido, chama-se amor. Quem ama, cuida. Portanto a Páscoa é a experiência de como Deus cuidou de nós e se pôs em cuidados ao ponto de ser posto numa cruz. A verdade é que a Páscoa é vida! Isto não é um passatempo, não é uma coisa fútil ou acessória. Estamos a experimentar o que é nuclear da vida», acrescenta, sublinhando: «Páscoa quer dizer passagem. E precisamos de fazer uma Páscoa. Passar deste mundo que estava distraído e apenas a viver da sua diversão, para nos convertermos num mundo em que de facto somos responsáveis uns pelos outros, cuidamos e não se anda aqui a aproveitar-se uns dos outro».
A viver tempos atípicos devido à COVID-19, o sacerdote admite que sente um vazio. Saiba porquê e leia a mensagem de esperança do padre José Luís Borga.
Tudo, na sua TV 7 Dias já em banca!
Texto: Maria Inês Gomes; Fotos: Arquivo Impala
Veja também:
Padre Borga fala abertamente sobre celibato: «É tão difícil como ser fiel a uma mulher»
A Máscara: Pavão, Corvo e Astronauta finalmente desvendados!
ATENÇÃO!
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
- aceda a www.lojadasrevistas.pt
- escolha a sua revista
- clique em COMPRAR
- clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
- introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
- Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.