Pandemia vai entrar em Nazaré! Vírus obriga a mudanças nas novelas

As gravações estiveram suspensas, mas atores regressam ao trabalho na próxima semana. Autores contam o que tiveram de mudar: menos beijos e menos pessoas em cena!

16 Mai 2020 | 19:50
-A +A

Depois de terem estado paradas durante cerca de dois meses, devido à pandemia do novo coronavírus, as gravações das novelas da SIC e TVI estão prestes a arrancar. Vários atores, que estiveram em isolamento social – à semelhança da maioria dos portugueses – fizeram o teste à Covid-19, mas isso só não chega! Os autores das novelas tiveram de reescrever algumas cenas, e adaptar outras, de forma a incluir esta pandemia na história.

É o caso da segunda temporada de Nazaré, que começa a ser gravada na próxima semana, a 21 de maio. A TV 7 Dias falou com a autora, Sandra Santos, que nos contou como este vírus vai ser incorporado na história. «As personagens vivem neste mundo, portanto é mais do que natural que não se tenham alheado ao que está a acontecer a todos», começa por dizer.

«Vamos passar mensagens que são importantes para a saúde e ordem públicas, como a importância do distanciamento social, a desinfeção das mãos e o uso de máscaras no Lar Terceira Onda, onde os riscos de infeção são tidos como mais elevados», revela, acrescentando ainda outras medidas que vão ser seguidas no estúdio: «As manifestações de afeto, como beijos e abraços, estão a ser reduzidas e substituídas por outras ações para demonstrar os sentimentos. Os olhares vão ser mais usados e a realização vai aproximar aquilo que não pode estar tão próximo».

«Todos temos de puxar um pouco mais pela imaginação. A Nazaré é uma novela particularmente física, não é fácil, mas estamos a tentar salvaguardar a integridade do elenco e técnicos, buscando soluções para manter essa característica», afirma ainda Sandra Santos, reconhecendo que estas mudanças não são fáceis: «A novela, apesar de ser um produto de ficção, pretende representar o mais fielmente possível a vivência normal das pessoas. Quem está nos mesmos núcleos ou agregados toca-se, beija-se, etc. O truque aqui é tentar dar ao público alguma normalidade entre pessoas que mal se podem tocar. Não vai ser a mesma coisa, mas tentamos que a falta dessas ações seja o menos disruptiva possível».

Cenas com menos pessoas

Também a novela Amar Demais, que estreará na TVI em breve, teve de sofrer algumas alterações. Maria João Costa, a autora, explicou em exclusivo ao nosso site que «o vírus afetou, e muito, as gravações, que estão paradas desde dia 12 de Março, mesmo antes do governo decretar o Estado de Emergência».

«Cenas com muitas pessoas têm de ser evitadas, naturalmente», diz, acrescentando que, em relação a beijos e outras demonstrações de afeto, serão avaliadas caso a caso: «Pessoalmente, custa-me imaginar uma novela sem beijos, mas temos de zelar, em primeiro lugar, pela saúde de todos. Serão decisões a ser tomadas em tempo real em plateau pela produção, com base na evolução da pandemia».

Amar Demais conta com Graciano Dias, Ana Varela, Fernanda Serrano, Sofia Ribeiro e Pedro Lima nos principais papéis, e as gravações retomam dia 25 de maio.

Quer o Destino sem pandemia na história

Quanto a Quer o Destino, em exibição na TVI, a novela é uma adaptação do original chileno Amanda e está a ser reescrita por Helena Amaral. As gravações da história, que tem Sara Barradas como protagonista, também foram suspensas pela pandemia, mas recomeçam já no dia 18.

Segundo a TV 7 Dias apurou junto de fonte da produção, «foram reescritas algumas cenas por causa do coronavirus e acrescentados 60 episódios ao original». No entanto, Helena Amaral garante que, ao contrário de outras novelas, a trama da TVI se vai manter fiel ao inicialmente previsto. «Quer o Destino não vai incluir a pandemia como linha narrativa», afirma.

«A grande dificuldade da escrita tem sido manter o foco quando vivemos um momento de grande inquietação coletiva. No entanto, certa de que a coordenação do projeto e a Plural criaram todas as condições de segurança para que a história decorra sem riscos para os seus profissionais, mantenho total empenho neste projeto e a convicção de que a ficção televisiva sairá ainda mais forte deste momento».

O nosso site também contactou Vera Sacramento, autora de Golpe de Sorte – cujas gravações da nova temporada arrancam também na próxima semana – mas não obteve respostas.

Recorde-se que, tal como a TV 7 Dias já tinha contado, a grande maioria dos atores da ficção nacional já realizou os testes ao coronavírus. Os outros farão o exame nos próximos dias.

 

Leia ainda:
Atores das novelas da SIC obrigados a fazer teste à COVID-19. Só assim voltam ao trabalho
Crise na ficção nacional! Produtoras das novelas da SIC e TVI entram em lay-off
Nazaré e Terra Brava: Novelas da SIC premiadas internacionalmente com dupla vitória!

Texto: Neuza Silva e Patrícia Correia Branco; Fotos: Divulgação SIC e TVI

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

PUB